2015/07/10

DCCXVII

Famalicão homenageou “exemplos a seguir” no Dia da Cidade
Medalha de Mérito Municipal Desportivo atribuída ao CX A2D

A sessão solene comemorativa do 30.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade com a atribuição dos galardões municipais foi um dos pontos altos das comemorações do Dia da Cidade, que se realizou no passado dia 9 de Julho, a partir das 18h00, na Casa das Artes.
A anteceder a cerimónia, decorreu o sarau desportivo sénior com piquenique e animação musical, entre as 10h30 e as 16h00, no Parque de Sinçães, junto à Casa das Artes. Este momento ficou marcado pelo cantar coletivo dos parabéns à cidade com o respetivo bolo.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, “o Dia da Cidade é um acontecimento repleto de simbologia, porque é um momento de demonstração da união do povo de Famalicão e exaltação da nossa identidade coletiva”.
Foi com grande satisfação e enorme contentamento que o Clube de Xadrez A2D estava integrado na lista dos homenageados, nomeadamente no galardão Municipal Desportivo.
As Medalhas de Mérito Municipal foram entregues pelo Presidente da CMVNF, Paulo Cunha, realçando que “os galardões atribuídos são a síntese da comunidade” e pediu aos famalicenses para “verem nos seus destinatários um exemplo a seguir”. Por isso, o 30.º aniversário da elevação de Vila Nova de Famalicão a Cidade serviu também para reconhecer todos quantos, ao longo de três décadas, têm sido os “obreiros da justiça” do estatuto de cidade. O autarca agradeceu e reconheceu o trabalho de autarcas, sem exceção, desde a Câmara Municipal à Assembleia Municipal, passando pelas Juntas e Assembleias de Freguesia, mas também os empresários, dirigentes associativos e milhares de cidadãos que com o seu trabalho contribuíram para aquilo que Famalicão é hoje: “Uma cidade maior de Portugal”.

Professor Mário Oliveira recebeu pelas mãos do Sr. Presidente da CMVNF, Paulo Cunha, a Medalha de Mérito Municipal Desportivo destinada ao CX A2D.
Parabéns!

O CX A2D foi representado pelo professor responsável Mário Oliveira, mentor deste projeto desde o ano letivo 2003/2004, que considerou este prémio “inesperado, mas justo face ao trajeto vitorioso do jovem clube famalicense. O sucesso destes 12 anos de história foi fruto da formação e aposta em jovens valores. Por consequência, os resultados obtidos em termos individuais e coletivos têm por base um forte investimento no Xadrez Escolar e Federado com resultados de destaque tanto a nível nacional como internacional”.
Para mais tarde recordar...
(Parte I)
Para mais tarde recordar...
(Parte II)
~
Para mais tarde recordar...
(Parte III)
Para mais tarde recordar...
(Parte IV)
Para mais tarde recordar...
(Parte V)

No final da cerimónia na Casa das Artes, a Cooperativa de Ensino Didáxis e a Associação Académica da Didáxis promoveram um jantar de homenagem e confraternização entre Atletas, Dirigentes e Encarregados de Educação no Refeitório da Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis. O Presidente da Direção Administrativa, José Fernandes, reiterou que “o prémio atribuído ao CX A2D resultou num todo maior que a soma das partes, agradecendo todo o empenho dos dirigentes, atletas e encarregados de educação que fazem e fizeram parte da história deste jovem clube famalicense”. Finalizou o seu discurso sublinhando que “esta merecida homenagem conduzirá a uma Associação Académica Didáxis-A2D mais forte e reconhecida”.
Presidente da Direção Administrativa da Didáxis, José Fernandes, efetua um discurso emocionado!
Parabéns! 


Para mais tarde recordar: "os sonhos fala(ra)m"!
Parabéns a todos que contribuíram para este êxito coletivo em 12 anos de história(s)!

Lista Completa dos homenageados no Dia da Cidade 2015

Medalha de Honra do Município 
- Mestre Cruzeiro Seixas.

Medalha de Mérito Municipal de Benemerência
- Prof.ª Doutora Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva Martins
- Nilza Oliveira.
- Centro Social da Paróquia de Joane.
- Pedro José Araújo Pimenta.
- Paulo Ricardo Lopes Pereira Couto.
- José Hélder Salazar Pereira.
- Luís Filipe Sampaio Guimarães de Abreu.

Medalha de Mérito Municipal Cultural
- Rancho Folclórico Flor do Monte.
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Calendário.
- Grupo Folclórico Danças e Cantares de Joane.
- Grupo Folclórico de S. Tiago da Cruz.
- Rancho Etnográfico de Ribeirão.
- Rancho Folclórico de Oliveira Santa Maria.
- Rádio Cidade Hoje.
- Rádio Digital.
- Jornal Viver a Nossa Terra.

Medalha de Mérito Municipal Desportivo
- Associação de Pesca Desportiva de Ribeirão.
- Clube de Xadrez A2D.
- Casa do Povo de Nine.
- Clube Ornitológico de Famalicão.
- Jorge Rui Aguiar Tavares Bastos.

Medalha de Mérito Municipal Económico 

- ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.