2015/05/26

DCCVII

II TORNEIO DE XADREZ DO AVE
Carlos Daniel Sampaio vence e convence

Nos passados dias 22 e 23 de Maio decorreu o evento "Oficinas de Aprendizagem" na Didáxis de Riba D'Ave, onde foram dinamizadas diversas atividades de divulgação, de entre as quais oficinas para o 1º ciclo nas várias áreas extracurriculares, bem como o "Skills Didáxis - Experimenta a Profissão", que deu oportunidade aos alunos de se verem a contactar de um modo prático com as suas possibilidades de futuro profissional. O evento contou com cerca de quinhentos alunos, denotando a grande oferta da escola e a sua diversidade, assim como a avultada adesão. Ainda, diversas atividades desportivas e artísticas também decorreram com êxito.
Enquadrado neste evento, foi levada a cabo uma dinamização de xadrez, por parte do Monitor Rui Pedro Gomes, a cerca de 10 turmas do 1º ciclo, que deu oportunidade de dar a conhecer o mundo das 64 casas aos mais novos, sublinhando a importante componente pedagógica do projeto xadrezístico e a sua forte aposta nesta escola.


Em simultâneo, no dia 22 decorreu o II Torneio de Xadrez do Ave, que contou com a participação dos atletas mais novos do clube, no pólo de Riba D'Ave. Esta segunda edição do torneio foi disputada em ritmo rápido, com 5 minutos para cada jogador terminar a partida, em regime todos contra todos, a duas rondas.
O ambiente de boa disposição e companheirismo pairou naquela tarde de sol em Riba D'Ave.
No final do torneio, o grande vencedor foi o pupilo Carlos Daniel Sampaio, apresentando uma performance imbatível, depois de totalizar 5,5 pontos em 6 possíveis, tendo empatado apenas com o 2º classificado, João Emanuel Silva, que somou 4,5 pontos. A fechar o pódio, classificou-se Luís Castro, com 3 pontos.

Carlos Daniel Sampaio foi o grande vencedor do II Torneio do Xadrez do Ave!
Parabéns!

Por outro turno, no dia 23, sábado, decorreu uma simultânea ministrada pelo Rui Pedro Gomes aos atletas do clube, bem como a quem demonstrasse interesse, sendo portanto um evento livre e ponteada pela entreajuda. Nesta atividade, o atleta Luís Castro demonstrou uma excelente combatividade, ao obter o jogo mais disputado e duradouro de entre os demais, conquistando o título de Vencedor da Simultânea.
A entrega de prémios contou com a presença da Dra. Irene Santos, Diretora Pedagógica da Didáxis de Riba D'Ave, que sublinhou a importância do xadrez na tomada de decisões mais conscientes no processo de crescimento, bem como as mais-valias profissionais e pessoais que advêm da prática da modalidade.

Luís Castro foi o vencedor da Simultânea de Xadrez ministrada por Rui Pedro Gomes.

De notar que os participantes no torneio irão representar a Didáxis no próximo dia 30 de Maio, na final do Distrital Escolar, que se realizará na Escola Básica de Pedome, e contará com os melhores classificados de entre 4 séries, de cerca de 20 Escolas do distrito de Braga. 

Boa Sorte!