2015/04/11

DCXCVIII

CIRCUITO NACIONAL SEMIRRÁPIDAS DE XADREZ
MF LUÍS SILVA VENCE EM S. JOÃO DA MADEIRA VII AEJ RAPID CHESS OPEN

Depois do sucesso com a criação do Circuito Nacional de Lentas, que vai já na sua 3ª edição, a época de 2014/2015 trouxe a criação do Circuito Nacional de Semirrápidas, retomando a organização de grandes torneios de um dia de Partidas Semirrápidas de norte a sul do país. São 10 os eventos que farão parte desta primeira edição, passando em 8 distritos com um volume de prémios disponíveis de quase 8000€ para os participantes. A Fase Final será realizada no dia 1 de novembro, a oito jogadores, em formato de todos contra todos, logo a seguir à Fase Final do Circuito Nacional de Lentas que terá lugar de 29 a 31 de outubro.
O 1º Torneio deste Circuito decorreu em Mirandela (8 de março 2015) e o 2º Torneio decorreu no passado dia 11 de abril, em São João da Madeira, resultando na 7ª edição do AEJ Rapid Chess Open. Este evento escaquístico foi organizado pela Associação Estamos Juntos, através da sua Secção de Xadrez com o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez e da Associação de Xadrez de Aveiro. Desde as 11h até às 19h, 104 participantes, de todas as idades, disputaram sete jogos a um ritmo de 15 minutos para cada jogador, com 5 segundos de acréscimo por cada lance efetuado. O Clube de Xadrez de A2D não deixou de estar presente, apresentando-se com uma comitiva de 7 jogadores.
A prova foi ganha pelo jovem xadrezista famalicense MF[1] Luís Silva, com uma performance 100% invicta, que não deu qualquer hipótese à concorrência ao totalizar 6,5 pontos (6 vitórias e 1 empate) e arrecadando 200 euros. André Sousa (GX Porto, 6 pontos), atual Campeão Nacional Sénior de Rápidas, classificou-se em 2º lugar (6 pontos, prémio monetário de 100 euros). António Caramez Pereira (AX Barcelos) fechou o pódio absoluto (5,5 pontos e premio monetário de 60 euros).
MF Luís Silva vincou o seu domínio com uma perfomance invicta!
Parabéns! 

A delegação do CX A2D foi chefiada pelo Encarregado de Educação Carlos Dias, destacando-se a participação de mais 6 atletas: CM[2] Ivo Dias (5 pontos; 9º lugar ex-aqueo); CM[3] Bruno Gomes e Inês Silva (4 pontos; 24º lugar ex-aqueo); Simão Barroso e João Emanuel Silva (3 pontos; 57º lugar ex-aqueo) e Carlos Daniel Sampaio (2,5 pontos; 84º lugar ex-aqueo).

Para mais tarde recordar...
Parabéns!





[1] FIDE Master (Mestre da Federação Internacional de Xadrez)
[2] Candidate Master (Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez)
[3] Candidate Master (Candidato a Mestre da Federação Internacional de Xadrez)