2015/03/28

DCXCIV

CAMPEONATO DISTRITAL DE JOVENS DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D MANTÉM DOMÍNIO
Terminou no passado dia 25 de março as Finais Distritais de Jovens de Xadrez 2015 que decorreram nas instalações da Escola E.B. 2,3 João de Meira, em Guimarães. Esta competição envolveu 44 participantes distribuídos pelos escalões Sub-08, 10, 12, 14, 16 e 18 e o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis fez-se representar por 4 atletas.
Foi com grande satisfação e regozijo que os jovens atletas, do Clube de Xadrez da A2D mostraram continuar a dar provas do excelente momento que atravessam ao conquistarem 5 títulos distritais dos 9 em disputa! 
Nos Sub-18, a jovem atleta Mariana Silva (CX A2D) revalidou o título distrital feminino conquistado na época transata e conquistou pela primeira vez um título distrital absoluto jovem!
Nos Sub-14, a grande sensação foi a dupla vitória pelo segundo ano consecutivo, feminino e absoluto, por parte de Inês Silva (CX A2D), recém-vencedora do título distrital escolar juvenil nas categorias absoluta e feminina! Simão Barroso (CX A2D), que carimbou recentemente o passaporte para a Final Regional Escolar 2015, deu indicações de atravessar um excelente momento de forma ao classificar-se em 5º lugar absoluto.
Irmãs Mariana e Inês Silva vincam o seu domínio no Xadrez Jovem Distrital desde a época 2010/2011!
Parabéns!

Nos Sub-12, o grande destaque foi para José Santos (CX A2D), pois não deu qualquer hipótese à concorrência e conquistou o seu quinto título distrital jovem com uma performance invicta: 4,5 pontos em 5 jogos! Com o pentacampeonato conquistado, o jovem atleta do Clube Famalicense CX A2D prepara-se para fazer história no palmarés da AXDB já que ainda lhe restam mais oito épocas na categoria jovem! 
José Santos sagra-se Pentacampeão Distrital Jovem!
Parabéns!

Os restantes campões distritais foram Simão Maia (CX Braga, Sub-08), Diogo Costa (CX Escola EB João de Meira, Sub-10), Catarina Pinto (CX Braga, Sub-10 Feminino) e Pedro Mendes (CX Escola EB João de Meira, Sub-16).
Em jeito de conclusão, estes resultados mostram uma continuação do domínio no Xadrez Distrital Jovem por parte do Clube de Xadrez A2D!
Mais informações:

CAMPEONATO DISTRITAL POR EQUIPAS DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE VICE-CAMPEÃO
A Equipa C do Clube de Xadrez A2D sagrou-se Vice-Campeã Distrital Absoluta por Equipas de partidas lentas, alcançando 4 vitórias e 1 derrota, totalizando, desta forma, 13 pontos. A prova, organizada pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB), iniciou-se em janeiro com 8 equipas e desenrolou-se ao longo de 5 jornadas, tendo como Diretor de Prova David Fernandes.
O ritmo de jogo realizado foi de 90 minutos, com um acréscimo de 30 segundos a cada jogada, disputando-se o resultado final a quatro tabuleiros.
Das 8 equipas em prova, desde cedo se percebeu que o resultado final seria disputado entre as duas candidatas ao título: a equipa B do clube vimaranense GDRA Urgeses e a equipa C do jovem clube famalicense CX A2D. No confronto direto, os jovens atletas famalicenses não foram felizes e perderam pela margem mínima (1,5-2,5), tendo a equipa vimaranense valer a sua experiência nos momentos decisivos do jogo. 
O jogo que decidiu o título distrital coletivo absoluto: CX A2D vs GDRA Urgeses (2,5-1,5).
CX A2D Vice-Campeão Distrital 2015.
Parabéns!

O último lugar do pódio foi ocupado pela equipa B da Academia de Xadrez de Barcelos que obteve 10 pontos (2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas).
De realçar o grande espírito de grupo dos xadrezistas famalicenses, sendo o culminar de diversas horas de treino e preparação. Os xadrezistas que deram o seu contributo para a equipa foram: Rui Pedro Gomes (Capitão), João Romano, Bruno Medeiros, Vítor Carvalho, Pedro Ferreira, Carlos Marco Pereira e Pedro Carvalho.
Mais informações: