2015/02/08

DCLXXXVI

Semana da Liberdade de Escolha de Escola

Clube de Xadrez A2D apresentou as equipas principais

na vertente escolar e federada




As duas escolas da Didáxis comemoraram, de 26 a 29 de Janeiro, a semana da Liberdade de Escolha de Escola.
Direção Pedagógica e Administrativa da Didáxis com os convidados para a palestra sobre a" Liberdade de Escolha de Escola" que se realizou na Sala de Eventos da Didáxis-ale S. Cosme.
Parabéns!

Esta iniciativa contemplou em Riba de Ave diversos projetos e oficinas apresentados a toda a comunidade escolar. O dia 29 de Janeiro, dia das comemorações desta semana “especial” iniciou-se com a atuação do grupo da Didáxis “Tocas tu e toco eu”, seguido de um debate sobre a Liberdade de Escolha de Escola realizado pelos alunos participantes no Parlamento dos jovens do ensino secundário e por diversos convidados, entre eles a deputada municipal Cândida Veloso e a presidente da junta de Riba de Ave, Susana Pereira. Esta escola inclusiva demonstrou os seus projetos, nomeadamente o Projeto Cambridge, Projeto Fénix, Projeto Português + e Matemática +, o Projeto inovador em parceria com a CESPU que visa os alunos do 12º ano de escolaridade e o Clube de Xadrez A2D dinamizado, em simultâneo, nas duas Escolas que a Didáxis congrega: Riba de Ave e Vale S. Cosme. Também, as oficinas estiveram em atividade com diversas temáticas como: “União Europeia: presente e futuro”, “Criatividade e Inovação”, “English Alive”, “Educação literária”, “Ciência ao Vivo”, “Todos Contam (projeto de economia)”, “Oficina de Multimédia”, “Didáxis em Jogo”, a organização de um Torneio “Todos Contra Todos” entre os jovens atletas federados do CX A2D e a realização de uma Simultânea de Xadrez dinamizada pelo Monitor Escolar de Xadrez da Didáxis de Riba de Ave Rui Pedro Gomes. Esta última iniciativa culminou com a apresentação da equipa mais jovem do CX A2D na Categoria Infantil para a presente época desportiva 2014/2015: José Santos, vencedor do Torneio, Pedro Vieira Carvalho, Carlos Daniel Sampaio, João Emanuel Silva, Hugo Silva e Francisco Lemos. Com a participação de toda a comunidade escolar (pais, encarregados de educação, alunos e docentes), foi também dinamizado um flash move, em dezembro, envolvendo alunos de diversos anos letivos tendo sido elaborado um vídeo direcionado para a dança e a liberdade.
Apresentação do Projeto CX A2D ao Eurodeputado Nuno Melo que conta já com 10 anos de história(s)...

Também, na Escola Didáxis – Vale S. Cosme realizou-se uma palestra sobre a Liberdade de Escolha de Escola. Com a presença de Nuno Melo, Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá, escritor famalicense, e Luís Ângelo Oliveira, Vice Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão, para além de diversos alunos, pais e encarregados de educação que debateram esta temática. Os três convidados possuem um denominador comum sendo ex-alunos da Didáxis e isso foi ressalvado na intervenção do presidente da Direção Administrativa, José Fernandes. No caminho até ao espaço onde decorreu este debate foram demonstrado diversos projetos existentes na Didáxis, desde do desporto com Ténis de Mesa A2D e Clube de Xadrez A2D, passando pela música com a apresentação da Escola de Música, a Didáxis Solidária, Filosofia para crianças, Cambridge, projetos estes e outros que podem ser encontrados na Loja da Academia, na Escola ou em www.didaxis.pt. O Clube de Xadrez A2D aproveitou esta iniciativa para a presentar à comunidade educativa a Equipa Principal Federada que milita atualmente na 1ª Divisão Nacional por Equipas, isto é, na elite nacional dos 10 melhores Clubes de Xadrez Nacional com uma equipa formada a 100% por jovens valores fruto da formação implementada desde o ano da sua criação no ano letivo 2003/2004: MF Luís Silva (1º Tabuleiro), MN Bruno Gomes (2º Tabuleiro), Ivo Dias (3º Tabuleiro), Luís Romano e Adriano Macedo (4º Tabuleiro). Também, a atual Equipa Escolar foi apresentada e tentará continuar a fazer história no Desporto Escolar Distrital, Regional e Nacional já que atualmente o CX A2D coleciona 7 títulos distritais, 3 títulos regionais e 2 vice-títulos nacionais coletivos: Ivo Dias (1º Tabuleiro), atual Campeão Europeu de Desporto Escolar, Bruno Ribeiro (2º Tabuleiro), Carlos Azevedo (3º Tabuleiro), Simão Barroso (4º Tabuleiro) e Andreia Mendes (5º Tabuleiro). Com objetivo de dar continuidade à campanha de sensibilização e fomento de laços entre alunos e ex-alunos da Didáxis realizou-se um “Torneio Todos Contra Todos” entre a equipa federada e a equipa escolar saindo vitorioso o Mestre FIDE Luís Silva, 1º tabuleiro do CX A2D, com uma performance invicta ao conquistar 6,5 pontos em 7 possíveis.
Para mais tarde recordar...
Apresentação oficial das equipas principais na vertente escolar e federada. Parabéns!
A “Semana da Liberdade da Escolha da Escola” terminou, na 6ª feira, dia 30 de janeiro, com um evento de encerramento em Lisboa: 2ª Conferência da Liberdade de Escolha da Escola – Os instrumentos da liberdade. Esta conferência, uma parceira entre o Conselho Nacional de Educação (CNE) e a Confederação Nacional da Educação e Formação (CNEF), teve como objetivo contribuir para a reflexão em torno deste tema e teve a presença de Nuno Crato, Ministro da Educação.
Mais informações: