2014/12/17

DCLXXIX

XII TORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se!
Ivo Dias coleciona o terceiro título´

A Associação Académica da Didáxis organizou no passado dia 16 de dezembro, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, o XII TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Ambiente geral...

Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extraescolares.
Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 30 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2014/2015 em dois polos: Didáxis – Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave.
Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, e Mário Oliveira, professor responsável do CX A2D, o XII TORNEIO DO VALE foi vencido pelo aluno da 10.3 da Didáxis-Vale S. Cosme, Ivo Dias, com um torneio 100% vitorioso: 7 vitórias em 7 jogos. Desta forma, com esta vitória Ivo Dias colecionou o terceiro título desta prova, depois da sua primeira vitória no VIII e XI TORNEIO DO VALE! Em 2º lugar classificou-se João Romano (6 pontos), o que constituiu uma agradável surpresa, e Rui Pedro Gomes fechou o pódio absoluto ao posicionar-se em 3º lugar (5 pontos), de acordo com os critérios de desempate, encabeçando um grupo de mais dois alunos que obtiveram o mesmo número de pontos que se classificaram por esta ordem: Bruno Ribeiro e Mariana Silva, respetivamente.
Ivo Dias vence e convence!
Parabéns!

Atletas do CX A2D foram homegeados pela CMVNF!
Parabéns!

Bruno Gomes recebeu o título de Mestre Nacional "em casa"!
Parabéns!

A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos, do Presidente da FPX, Francisco Castro, do Diretor da A2D, Engenheiro Assis, e da Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos. Em paralelo à atribuição dos prémios absolutos, femininos e por escalões deste evento foram homenageados pela CMVNF os atletas Ivo Dias, atual Campeão Europeu de Desporto Escolar do FISEC, e Mariana Silva, atual Campeã Nacional Sub-18 e tetracampeã nacional de jovens. Finalmente, a FPX ao marcar presença  neste Torneio Histórico decidiu homenagear o recém nomeado Mestre Nacional Bruno Gomes. No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.
A fotografia da "Família CX A2D"!
Para mais tarde recordar...



... a tradição mantém-se...
Vencedores das edições anteriores
I TORNEIO DO VALE: Luís Santos (9.2), dezembro 2003
II TORNEIO DO VALE: Rui Miguel Gomes (10.2), dezembro 2004
III TORNEIO DO VE: César Costa (11.2), dezembro 2005
IV TORNEIO DO VALE: Bruno Gomes (12.2), dezembro 2006
V TORNEIO DO VALE: Yaroslav Alexeevich (11.1), dezembro 2007
VI TORNEIO DO VALE: Yaroslav Alexeevich (11.1), dezembro 2008
VII TORNEIO DO VALE: João Bastos (3º ano, TC), dezembro 2009
VIII TORNEIO DO VALE: Ivo Dias (7.7), dezembro 2010
IX TRNEIO DO VALE: Luís Silva (11.1), dezembro 2011
X TORNEIO DO VALE: Luís Silva (12.1), dezembro 2012
XI TORNEIO DO VALE: Ivo Dias (10.2), dezembro 2013

XII TORNEIO DO VALE: Ivo Dias (10.3), dezembro 2014