2015/02/08

DCLLLVII

Campeonato Nacional de Jovens SemiRRápidas por Equipas
CLUBE DE XADREZ A2D BICAMPEÃO NACIONAL
A Delegação do CX A2D foi chefiada pelo Encarregado de Educação Carlos Dias que celebrou mais um feito histórico com a conquista do bicampeonato nacional de jovens em semirrápidas!
Parabéns!


No passado dia 7 de fevereiro realizou-se no Pavilhão da Escola Secundária Padre António Vieira, em Lisboa, a 3ª edição do Campeonato Nacional de Xadrez de Jovens na vertente Semirrápidas por Equipas, nos escalões Sub-08 a Sub-12 (INFANTIL) e Sub-14 a Sub-20 (JUVENIL). Este evento organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez contou com o apoio do Estrelas S. João de Brito e da Junta de Freguesia de Alvalade.
Estiveram presentes 39 equipas, colocando em jogo mais de 160 jovens em cada uma das 7 rondas disputadas em Sistema Suíço em partidas de 15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance por jogador.
 A prova foi dividida em 2 torneios, nos respetivos escalões, contando com 23 equipas no Torneio INFANTIL (Sub-08 a Sub-12) e 16 equipas no Torneio JUVENIL (Sub-14 a Sub-20).
Foi, pois, com enorme satisfação que se registou a conquista de uma convincente vitória do CX A2D, por Clubes na categoria Juvenil, com uma performance 100% vitoriosa, depois do jovem clube famalicense ter conquistado, na época 2012/2013, o mesmo título o que constitui um feito inédito no panorama escaquístico nacional! Para este feito notável contribuíram decisivamente as prestações de Inês Silva (1º tabuleiro; 3,5 pontos em 7 jogos), Ivo Dias (2º tabuleiro; 5,5 pontos em 7 jogos), João Romano (3º tabuleiro; 7 pontos em 7 jogos) e Mariana Silva (4º tabuleiro; 7 pontos em 7 jogos) que em conjunto conquistaram 21 pontos em 21 possíveis!. Em 2º e 3º lugares classificaram-se, respetivamente, o Sporting Clube Portugal (Lisboa) e o Clube de Xadrez Galitos (Aveiro) que obtiveram 18 e 17 pontos, respetivamente.
Pódio absoluto:
1º Lugar: CX A2D
2º Lugar: Sporting CP
3º Lugar: CX Galitos.
... mais um feito histórico do jovem clube famalicense ...
Parabéns!
No que diz respeito à Classificação Nacional Jovem Coletiva INFANTIL, a equipa mais jovem do CX A2D mostrou que tem um futuro bastante promissor ao posicionar-se em 10º lugar ex-aqueo conquistando 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas e, desta forma, totalizou 14 pontos em 21 possíveis. José Santos (1º tabuleiro) esteve em evidência ao alcançar a melhor prestação individual do Torneio, no 1º tabuleiro, alcançando 7 vitórias em 7 jogos! Os restantes colegas da jovem equipa famalicense INFANTIL foram Pedro Vieira Carvalho (2º tabuleiro; 0,5 pontos em 7 jogos), Carlos Daniel Sampaio (3º tabuleiro; 4 pontos em 7 jogos) e João Emanuel Silva (4º tabuleiro; 3 pontos em 7 jogos). O pódio infantil absoluto foi composto pelo Clube de Xadrez Dona Filipa Lencastre (Lisboa, 20 pontos), CCD Corvos de Lis (Leiria, 19 pontos) e Santantoniense FC (Setúbal, 17 pontos) que se posicionaram em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.
Em jeito de conclusão, o CX A2D voltou a vincar o seu domínio no Xadrez Jovem Nacional com a conquista do bicampeonato nacional coletivo jovem, depois de também já ter conquistado na presente época desportiva, no passado mês de novembro na Figueira da Foz, o título nacional feminino jovem, por Clubes, na vertente Semirrápidas.
Mais informações: