2015/02/21

DCLXXXIX

II e III ENCONTROS DISTRITAIS ESCOLARES DE XADREZ - SÉRIE C
CLUBE DE XADREZ A2D IMPERIAL 
No passado fim-de-semana, 20 e 21 de fevereiro, na vertente de Desporto Escolar, realizaram-se na Escola EB 2,3 Ribeirão e na Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, os II e III Encontros Distritais de Desporto Escolar de Xadrez (Série C), respetivamente. Estes Torneios foram mais uma vez um grande sucesso com a participação de três escolas: Clube de Xadrez A2D, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e a Escola Básica de Ribeirão pertencentes ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. A organização e arbitragem esteve ao cargo dos professores Mário Oliveira, José Cunha e Carlos Dias, contando com o apoio da Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar de Braga.
Estes eventos saldaram-se, mais uma vez, num enorme sucesso contando com a participação de 60 alunos subdivididos em dois escalões, Torneio de Infantis e Torneio de Juvenis.
Ambiente Geral do Torneio Infantil.

Ambiente Geral do Torneio Juvenil.

A cerimónia de encerramento dos dois Encontros Escolares realizados teve lugar na Didáxis-Vale S. Cosme e contou com a presença do MF Luís Silva, jovem atleta famalicense do CX A2D que é atualmente TOP-10 no Ranking Nacional Absoluto de Xadrez Federado, que “apadrinhou” este evento, bem como, do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF Mário Passos.
No Torneio Juvenil Ivo Dias (CX A2D), atual Campeão Europeu de Desporto Escolar, foi o grande vencedor dos dois Encontros Escolares com uma performance 100% vitoriosa: 5 pontos em 5 jogos! No II Encontro Distrital Escolar o pódio foi ocupado pelos seus colegas de equipa Bruno Ribeiro (CX A2D) e Carlos Azevedo (CX A2D), que se posicionaram em 2º e 3º lugares, com menos 1 ponto, respetivamente. No III Encontro Distrital Escolar o pódio foi ocupado, também, pelos seus colegas de equipa Simão Barroso (CX A2D) e Bruno Ribeiro (CX A2D) que se posicionaram em 2º e 3º lugares, com menos 1 ponto, respetivamente. O pódio feminino nos dois encontros escolares foi o mesmo ficando disposto do seguinte modo: Andreia Mendes (1º lugar, CX A2D), Diana Rodrigues (2º lugar, Escola Secundária Padre Benjamim Salgado) e Carla Araújo (CX A2D).


Pódio absoluto Juvenil do II Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!

Pódio absoluto Juvenil do III Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!
Pódio feminino Juvenil do II e III Encontros Distritais Escolares-Série C.
Parabéns!

No Torneio Infantil João Emanuel Silva (CX A2D) foi o grande vencedor do II Encontro Distrital Escolar-Série C, pois beneficiou de melhor coeficiente desempate que o seu colega de equipa Hugo Silva (2º lugar) e André Silva (3º lugar, Escola EB 2,3 Ribeirão). A grande vencedora feminina foi Ana Rita Dias (CX A2D) e em 2º e 3º lugares classificaram-se, respetivamente, as colegas de equipa Maria Vale e Mariana Araújo (Escola EB 2,3 Ribeirão).
No III Encontro Distrital Escolar, na categoria Infantil, Pedro Vieira Carvalho foi o grande vencedor, beneficiando de melhor coeficiente de desempate que Gil Silva (2º lugar, Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado) e o último lugar do pódio foi ocupado, desta vez, por João Emanuel Silva (CX A2D). ). A grande vencedora feminina foi, mais uma vez, Ana Rita Dias (CX A2D) e em 2º e 3º lugares classificaram-se, respetivamente, as colegas de equipa Maria Azevedo e Maria Vale (Escola EB 2,3 Ribeirão).
Pódio feminino Infantil do II Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!
Pódio absoluto Infantil do II Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!
Pódio feminino Infantil do III Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!
Pódio absoluto Infantil do III Encontro Distrital Escolar-Série C.
Parabéns!
A comitiva de alunos do clube escolar de xadrez AAD foi a mais representativa (30 atletas participantes) e dos 24 prémios em disputa conquistou 16 prémios individuais denotando, tal como nos anteriores encontros escolares organizados, um domínio individual e coletivo!
A cerimónia de encerramento foi "apadrinhada" pelo MF Luís Silva e Sr. Vereador da CMVNF Mário Passos. 

Terminada que está esta fase de apuramento que consistiu na realização de três Encontros em cada uma das quatro Séries do Distrito de Braga, o próximo Torneio Escolar será a FINAL DISTRITAL ESCOLAR JUVENIL que decorrerá no dia 14 de março nas instalações da Escola Básica de Tadim e reunirá os melhores classificados das Séries A, B, C e D prevendo-se a participação de 60 alunos, provenientes de 20 Escolas do distrito de Braga, para a Final Juvenil. A equipa escolar do CX A2D, com 7 títulos coletivos distritais escolares no seu palmarés, tem a ambição de conquistar mais um título coletivo, bem como, vários prémios individuais! No que diz respeito à FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL, este Torneio realizar-se-á no próximo dia 30 de maio na Escola Básica de Pedome e reunirá os melhores classificados das Séries A, B, C e D prevendo-se a participação de 40 alunos, provenientes, também, de 20 Escolas do distrito de Braga.
Para mais tarde recordar...


Mais informações: