2015/04/01

DCXCV

Campeonato Nacional Feminino de Xadrez
Inês Silva Campeã Nacional mais jovem de sempre

O 38º Campeonato Nacional Individual Feminino, referente à época 2014/2015 teve lugar em Pedras Salgadas, entre os dias 28 de março a 1 de abril. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, da Junta Freguesia de Bornes de Aguiar e do Clube de Xadrez da ACD Rebordochão. Esta foi a primeira prova nacional que a ACD Rebordochão recebeu, um clube bastante ativo e que já somou em 2012/2013 e 2013/2014 os títulos de Jovens Coletivo Feminino Rápidas, oferecendo excelentes condições às participantes.
Cartaz.



Ambiente geral.
Parabéns a todas as participantes!

No dia 28 de março tiveram lugar as provas de Rápidas e Semirrápidas, com 22 e 23 jogadoras em cada uma das provas respetivamente. A prova de Rápidas jogou-se em sistema suiço, num total de 7 jogos de 3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por jogadora. A prova de Semi-Rápidas foi disputada, também, em sistema suíço com 6 jogos de 15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por jogadora. Sagraram-se Campeãs Nacionais a lisboeta WMF Margarida Coimbra (Económicos/Palma e Arredores) e a vimaranense Ana Meireles (CX Escola EB 2,3 João de Meira), respetivamente em cada uma das provas. Em grande destaque estiveram, também, as jovens atletas do CX A2D, Mariana Silva e Inês Silva, que trouxeram para Vila Nova de Famalicão os Vice Títulos Nacionais nas vertentes Rápidas e Semirrápidas, respetivamente.

Mariana Silva sagrou-se Vice-Campeã Nacional Feminina Sénior na Vertente Rápidas!
Inês Silva sagrou-se Vice-Campeã Nacional Feminina Sénior na Vertente Semirrápidas e Campeã Nacional na Vertente Lentas!
Parabéns!

A prova de Lentas decorreu desde 29 de março a 1 de abril, num total de 6 rondas com 15 jogadoras. Foi uma prova com muitas jovens jogadoras, que durante o mais importante evento escaquístico feminino, a nível nacional, deram o seu melhor na procura da melhor classificação possível, sabendo-se que sairia desta prova uma estreia como Campeã Nacional Sénior. E foi, mais uma vez, para Vila Nova de Famalicão o título nacional, com a vitória de Inês Silva (CX A2D) com 5,0 pontos em 6 possíveis. Com este feito notável, Inês Silva, com apenas 13 anos, acumulou em prémios monetários a quantia de 275 euros, afirmando a sua posição na elite nacional feminina ao quebrar um recorde absoluto que tinha 16 anos e, desta forma, tornou-se na mais jovem Campeã Nacional Sénior no palmarés do Xadrez Nacional. 


Inês Silva ao sagrar-se Campeã Nacional Sénior, com apenas 13 anos, quebrou um recorde de 16 anos alcançado em 1999 pela WMI Catarina Leite.
Parabéns!

Os restantes lugares do pódio foram ocupados por Maria Alice Oliveira (GD Dias Ferreira-Matosinhos) e Diana Nogueira (GX Porto) que se posicionaram em 2º e 3º lugares, respetivamente. O CX A2D fez-se representar ainda por Mariana Silva, classificando-se em 4º lugar e arrecadando 150 euros em prémios monetários.
Em jeito de conclusão, através da aquisição de uma crescente experiência na disputa de partidas de Xadrez na vertente Lentas (90 minutos+30 segundos de acréscimo por lance), o CX A2D continuará a apostar no Xadrez Feminino, área pouco desenvolvida deste desporto, com o intuito de melhorar cada vez mais os resultados anteriormente obtidos.
O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à A2D-Associação Académica da Didáxis pelo patrocínio a estas atletas famalicenses, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação e à Federação Portuguesa de Xadrez.

Mais informações:
http://www.fpx.pt/web/comunicacao/noticias/72-destaques/722-cn-feminino-2014-2015-rapidas-e-semi-rapidas
http://www.fpx.pt/web/nacional/historico/campeoes/campeonato-nacional-feminino

1 Comments:

Anonymous Adriano Macedo said...

Boa prestação, parabéns às duas !

abril 01, 2015  

Enviar um comentário

<< Home