2015/04/11

DCXCVII

XVI TAÇA DE BRAGA DE XADREZ
CX A2D apura duas equipas para a meia final

Decorreu na passada sexta-feira, dia 10 de abril, os quartos-de-final da XVI Taça de Braga de Xadrez, referente à época 2014/2015, numa organização conjunta da Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB) e clubes federados participantes. Inscreveram-se 8 equipas, sendo duas delas representantes Clube de Xadrez A2D.
Esta eliminatória ditou a passagem das duas equipas do jovem clube famalicense, e desta forma, ditou o sorteio que disputarão entre si um lugar na Final da Taça de Braga.
O CX A2D “A” deslocou-se a Barcelos e venceu de forma categórica a Academia de Xadrez de Barcelos por 4-0, fazendo valer o seu favoritismo inicial, pois milita atualmente na 1ª Divisão Nacional por Equipas, isto é, a elite nacional dos 10 melhores Clubes de Xadrez! A equipa A foi constituída por CM[1] Bruno Gomes (capitão), CM[2] Ivo Dias, Luís Romano e Adriano Macedo e tem como objetivo maior a conquista da sua quarta Taça AXDB.
CX A2D "A" sonha com a conquista do tetracampeonato.
Parabéns!
Da esquerda para a direita:
(Mário Oliveira, Adriano Macedo, Luís Romano, CM Ivo Dias, CM Bruno Gomes, MF Luís Silva e Carlos Dias) 

O CX A2D “B”, equipa que se encontra na III Divisão Nacional de Xadrez Coletivo, jogou em “casa” e defrontou a experiente equipa do CX Braga que disputa atualmente a II Divisão Nacional por Equipas. Apesar do favoritismo inicial dos visitantes, a jovem equipa famalicense mostrou desde cedo que tinha uma palavra a dizer com uma vitória convincente da recém-Campeã Nacional Sénior Inês Silva perante Alexei Demiantchouk, bem como, da Vice-Campeã Nacional Sénior na vertente Rápidas, Mariana Silva, diante Tiago Ribeiro. No 4º tabuleiro José Santos perdeu com o búlgaro Tsvetoslav Stoev, mas no 1º tabuleiro o jovem xadrezista famalicense Bruno Ribeiro conseguiu assegurar um empate com Sergey Demiantchouk, e, desta forma, a vitória sorriu à equipa famalicense por 2,5-1,5.
CX A2D "B" causou sensação ao eliminar a experiente equipa do CX Braga.
Parabéns!
Da esquerda para a direita:
(Bruno Ribeiro, José Santos, Inês e Mariana Silva)

Constituído essencialmente por jovens valores, fruto da formação implementada desde a sua criação no ano 2003, os resultados obtidos no “jogo das 64 casas” têm mostrado o trajeto vitorioso do jovem clube famalicense.
A Meia-final será disputada, no próximo dia 17 de abril na Sede dos Clubes visitados, de acordo com o Sorteio:
1-     CX A2D “B” vs CX A2D “A”
2-     GDR Amigos de Urgeses vs CX Escola EB 2,3 João de Meira.

http://xadrez64.com/evento/1749



[1] Candidate Master
[2] Candidate Master