2015/04/25

DCCI

XVI TAÇA DE BRAGA DE XADREZ
CLUBE DE XADREZ A2D SAGRA-SE TETRACAMPEÃ
EQUIPA B ALCANÇA O 3º LUGAR DO PÓDIO ABSOLUTO
Sala de jogo decorada a preceito...

Decorreu na passada sexta-feira, dia 24 de abril, a Final da Taça de Braga de Xadrez 2015 na Sala de Eventos da Didáxis -Vale S. Cosme, com início às 21h00m, numa organização conjunta do Clube de Xadrez A2D e Associação de Xadrez do Distrito de Braga.
Este evento constituiu mais um marco histórico na vida do jovem clube famalicense, CX A2D, que revalidou o título conquistado pela 4ª vez consecutiva e, desta forma, alcançou o tetracampeonato na prova coletiva mais marcante a nível distrital. Tendo por adversário, Grupo Desportivo Recreativo Amigos de Urgeses, que disputa atualmente a II Divisão Nacional, a equipa primodivisonária famalicense mostrou a sua superioridade, após 3 horas e meia de jogo.
Depois do sorteio de cores (CX A2D iniciou de peças brancas no 1º e 3º tabuleiros) as duas equipas entraram em ação no "quadrado magico" das 64 casas ...

No 1º tabuleiro, o Mestre FIDE Luís Silva superiorizou-se ao experiente atleta José Monteiro com apurado sentido posicional, bastando apenas alcançar mais 1 ponto (2 empates ou 1 vitória) nos restantes três tabuleiros, pois o desempate é sempre favorável, em caso de empate, por causa da vitória em tabuleiro superior. De seguida, Luís Romano, no 4º tabuleiro de brancas, assegurou a vitória no encontro ao derrotar Eduardo Viana, após uma bela combinação tática. Mesmo com a revalidação do título concretizada, os 2º e 3º tabuleiros fizeram valer o seu favoritismo, com vitórias do Capitão CM Bruno Gomes e CM Ivo Dias perante João Sequeira e Costa e Alexandre Mano.
Desta forma, o resultado final fixou-se em 4-0 e esta vitória representa mais um feito notável nos onze anos de história deste clube famalicense que mantém a supremacia escaquística no distrito de Braga desde a época 2011/2012.
Cerimónia de Encerramento.
Parabéns a todos!

Os atletas MF Luís Silva, CM Bruno Gomes, CM Ivo Dias, Luís Romano, Adriano Macedo e João Romano fizeram parte da equipa A do CX A2D nas 4 eliminatórias que foram disputadas.
Por terem atingido as Meias-finais da Taça AXDB, a equipa B do CX A2D classificou-se em 3º lugar e repetiu a classificação obtida na época transata. Bruno Ribeiro, Mariana Silva, Inês Silva e José Santos fizeram, também, história ao alcançarem o último lugar do pódio classificativo.
A equipa B do CX A2D alcança 3º lugar pela 2ª época consecutiva!
Parabéns!
Para mais tarde recordar...


Mais informações: