2015/05/31

DCXXI

XXVI Campeonato Nacional Semi-Rápidas por Equipas
CX A2D TOP TEN NACIONAL

O Clube de Xadrez A2D participou com duas equipas, CX A2D “A” e CX A2D “B”, no passado dia 30 de maio no Campeonato Nacional Semirrápidas por Equipas, que decorreu na Marinha Grande, nas instalações do Sport Operário Marinhense, onde também se assinalou o 26º Torneio de Xadrez Memorial Dr. José Vareda. Foi mais um momento de homenagem a dois grandes homens do Xadrez: ao Dr. José Vareda, um homem da terra, e ao Mestre Internacional Joaquim Durão, um homem do Xadrez Nacional. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Xadrez com o apoio do Instituto Português da Juventude e do Sport Operário Marinhense.
Com um total de 49 equipas inscritas e mais de 230 jogadores presentes, este evento continua a ser uma das provas nacionais mais participadas de sempre, com uma grande tradição, em que cada jogo é disputado a quatro tabuleiros.
Viveram-se emoções fortes nas 7 rondas disputadas, com um nível técnico bastante elevado e um equilíbrio enorme, com indecisão na classificação final até aos últimos lances.

A equipa principal do jovem clube famalicense, CX A2D “A”, fez uma prova ao seu nível alcançando o 10º lugar ex-aqueo com 16 pontos em 28 possíveis (4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas). O CX A2D “A” foi representado por 4 atletas: Luís Silva (1º Tabuleiro; 4,5 pontos em 7 jogos), Bruno Gomes (2º Tabuleiro; 3,5 pontos em 7 jogos), Ivo Dias (3º Tabuleiro; 5 pontos em 7 jogos), Luís Romano (4º tabuleiro, 4 pontos em 7 jogos). De salientar que a nível distrital a Academia de Xadrez de Barcelos, também, esteve em grande plano alcançando o 7º lugar, depois de ter conquistado na presente época o título coletivo nacional na vertente rápidas. Desta forma, dois clubes da Associação do Xadrez do Distrito de Braga conseguiram classificar-se em simultâneo no TOP-10 Nacional de uma competição coletiva na vertente semirrápidas o que é motivo de regozijo para o Xadrez Distrital! 

A equipa B do CX A2D classificou-se em 29º lugar ex-aqueo o que se traduziu num resultado satisfatório face ao ranking inicial: 13 pontos em 28 possíveis (3 vitórias e 4 derrotas). O CX A2D “B” foi representado por 4 atletas: Adriano Macedo (1º Tabuleiro; 3 pontos em 7 jogos), Bruno Ribeiro (2º Tabuleiro; 5 pontos em 7 jogos), Mariana Silva (3º Tabuleiro; 4 pontos em 7 jogos), Inês Silva (4º tabuleiro, 3 pontos em 7 jogos).
Momento de homenagem a a dois grandes homens do Xadrez: ao Dr. José Vareda e ao Mestre Internacional Joaquim Durão.

Pódio absoluto!
Parabéns!


A equipa matosinhense, Grupo Desportivo Dias Ferreira, atual Campeã Nacional por Equipas da 1ªDivisão, levou a melhor sobre a concorrência, garantindo o seu 1º título nacional na vertente semirrápidas sem dar qualquer hipótese à concorrência: 6 vitórias e 1 empate. O pódio ficou completo com as equipas do do Futebol Clube Barreirense (19 pontos), campeã nacional nas duas últimas épocas, e Associação Estamos Juntos S. João da Madeira (17 pontos) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente.
Mais informações: