2015/05/26

DCCVIII

XXXVII Taça de Portugal de Xadrez
CX A2D (ainda) sonhou com a Final Four
A realização de duas eliminatórias, os Oitavos e Quartos-de-final da 37ª edição da Taça de Portugal por Equipas, referente à época 2014/2015, decorreu no passado fim-de-semana, nos dias 23 e 24 de maio de 2015. Estas eliminatórias foram realizadas em formato concentrado em duas zonas: Zona Norte (S. João da Madeira) e Zona Sul (Torres Novas), contado com 16 equipas apuradas, entre elas a equipa representante da Região Autónoma dos Açores.
Clube Galitos vs CX A2D (1,5-2,5)

No dia 23 de maio, o Clube de Xadrez A2D defrontou nos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Xadrez uma das equipas sensação desta edição, Clube Galitos-Aveiro … Após 3 horas de jogo, a jovem equipa famalicense venceu por 2,5-1,5, com empates nos 2º, 3º e 4º tabuleiros de CM Bruno Gomes (Capitão), CM Ivo Dias e Adriano Macedo e vitória decisiva no 1º tabuleiro do MF Luís Silva.
No dia seguinte, após a realização do sorteio para os Quartos-de-final, coube ao CX A2D defrontar o histórico clube maiato Amanhã da Criança. Numa tarefa que se avizinhava bastante difícil, após 4 horas de jogo, os jovens atletas famalicenses mostraram, mais uma vez, a sua tenacidade e ambição, mas não foram felizes… CM Ivo Dias, com posição bastante favorável, não foi além de um empate com o experiente Rui Trindade que forçou “xeque-perpétuo”, o CM Bruno Gomes (Capitão) foi derrotado pelo MN Carlos Dantas e Luís Romano impôs-se perante Duarte Duarte. Com a eliminatória empatada em 1,5-1,5, as atenções estavam viradas no 1º tabuleiro, com o embate entre os Mestres FIDE, Luís Silva (CX A2D) e José Padeiro (AC) … Apesar de assegurar ligeira vantagem no final da partida, o jovem Mestre famalicense não conseguiu descobrir a forma mais eficaz de vencer no tabuleiro acordando-se empate e fixando-se o resultado final numa vitória por desempate em tabuleiro superior (no 2º tabuleiro) por 2-2 favorável à equipa Amanhã da Criança!

Amanhã da Criançã vs CX A2D (2-2)*
*Vitória em tabuleiro superior (mesa 2)

As equipas apuradas para a FINAL FOUR, que se realizará nos dias 20 e 21 de junho, foram Amanhã Da Criança (Maia), Grupo Desportivo Dias Ferreira (Matosinhos), Sporting Club Portugal (Lisboa) e Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho/CTGA.

Mais informações: