2015/05/30

DCCX

I FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ 
DIDÁXIS VENCE COLETIVAMENTE
CARLOS DANIEL SAMPAIO CAMPEÃO DISTRITAL

A Escola Básica Integrada de Pedome foi palco da I FINAL DISTRITAL ESCOLAR INFANTIL DE XADREZ do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2014/2015, no passado dia 30 de maio, contando com a participação de 10 Escolas do Distrito de Braga, num total de 31 jovens alunos xadrezistas dos escalões Infantil A (2005 e 2006) e Infantil B (2003 e 2004).
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome e contou com o apoio da Associação de Pais da EBI de Pedome e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.
A arbitragem e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome, António Silva, e os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.

Carlos Daniel Sampaio vence e convence!
Parabéns!

Na Final Infantil foi com satisfação que o Clube de Xadrez A2D viu Carlos Daniel Sampaio (CX A2D; 6 pontos em 7 possíveis) conquistar o 1º lugar absoluto, nas Provas Individuais, ao sagrar-se, no primeiro Campeão Distrital Escolar de Xadrez 2015! Em 2º lugar classificou-se Pedro Gil Silva (Agrupamento de Escolas Benjamim Salgado-Joane) com os mesmos pontos do 1º classificado, mas pior coeficiente de desempate, e o 3º lugar do pódio foi ocupado por João Emanuel Silva (CX A2D; 5,5 pontos em 7 possíveis).

Didáxis sagra-se Campeã Distrital Escolar Infantil!
Parabéns!
Alunos acompanhados pelo Professor responsável do CX A2D, Mário Oliveira, e do Encarregado de Educação, Vítor Carvalho.

O Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis fez-se representar com 6 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Infantil: Carlos Daniel Sampaio (1º lugar; 6 pontos),  João Emanuel Silva (3º lugar; 5,5 pontos), Pedro Vieira Carvalho (8º lugar; 4,5 pontos), Hugo Silva (15º lugar; 4 pontos) e Luís Castro (17º lugar; 3 pontos). Desta forma, o título coletivo foi conquistado de forma incontestável obtendo um total de 23 pontos, deixando a 4 pontos de distância a Escola EBI de Pedome (19 pontos) e a Escola EB 2,3 de Tadim (18 pontos), que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente.
A Campeã Distrital Infantil foi Mariana Simões (13º lugar, 4 pontos, Escola EBI de Pedome). Ana Lobo (20º lugar, 4 pontos, Escola EB 2,3 de Tadim) e Maria Vale (23º lugar, 3 pontos, Agrupamento de Escolas de Ribeirão) completaram o pódio feminino. O CX A2D fez-se representar ainda por Ana Rita Dias que se classificou em 3º lugar feminino no escalão Infantil B (24º lugar, 3 pontos).
A cerimónia de encerramento contou com a presença do Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, bem como, dos professores responsáveis por cada Grupo Equipa e no final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. Para finalizar, o Diretor da Escola EBI de Pedome, Fernando Lopes, enalteceu “o empenho de todos os Professores, Alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de atividades”.

Cerimónia de Encerramento.
Parabéns a todos!

Mais informações: