2015/06/13

DCCXII

TORNEIO NACIONAL DE MESTRES DE XADREZ
LUÍS SILVA E BRUNO GOMES ALCANÇAM O PÓDIO ABSOLUTO

Depois de 3 edições realizadas na Grande Lisboa, o Torneio Nacional de Mestres e de Honra voltaram ao norte, realizando-se em Matosinhos.
O clube local Grupo Desportivo Dias Ferreira e a Junta de Freguesia de Matosinhos receberam na época de 2014/2015 esta histórica prova do calendário nacional, que se realizou de 7 a 13 de junho. O Torneio Nacional de Mestres, além de ser um importante título nacional, tem como aliciante o facto de dar acesso aos 2 primeiros classificados um lugar na Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto, que se realizará de 13 a 19 de setembro e juntará os 10 melhores jogadores nacionais pela conquista do título maior nacional.
O mítico Torneio Nacional de Mestres de Xadrez foi composto por 10 jogadores, escalonados por Elo com uma média de Elo 2221, tendo sido disputado em sistema de todos contra todos num total de 9 jogos em 7 dias.
O Clube de Xadrez A2D foi o mais representado, com a participação de 3 jovens atletas famalicenses que se estrearam nesta prova de elite nacional escaquística. É com enorme satisfação que o CX A2D anuncia que os jovens Mestres famalicenses MF Luís Silva e CM Bruno Gomes asseguraram o 2º e 3º lugares do pódio absoluto, obtendo o mesmo número de pontos, 6 em 9 possíveis, mas ordenados desta maneira pelos critérios de desempate. O grande vencedor, com 6,5 pontos, foi o cabeça de série nº 1, MI Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira), que colecionou o 2º título nesta prova (2011 e 2015). Desta forma, ao assegurar o 2º lugar absoluto neste Torneio, o MF Luís Silva garantiu pela terceira época consecutiva o “passaporte” de participação na Fase Final do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2015.
Pódio absoluto do Torneio Nacional de Mestres:
1º MI Jorge Ferreira, 2º MF Luís Silva, 3º CM Bruno Gomes.
Parabéns!

O Clube de Xadrez A2D fez-se ainda representar pelo Mestre de Xadrez mais jovem de sempre, do Distrito de Braga, Ivo Dias, que se classificou em 9º lugar ex-aqueo alcançando 2 pontos em 9 possíveis, em que com apenas 16 anos adquiriu uma experiência competitiva que lhe permitirá sonhar com várias conquistas individuais e coletivas na presente época desportiva 2014/2015.
Jovens atletas famalicenses brilharam na eleite nacional escaquística!
Parabéns!

Em jeito de conclusão, a participação neste evento mítico permitiu a três atletas da Equipa primodivisionária famalicense, CX A2D, continuar a sua preparação de forma a garantir, na presente época desportiva, pelo segundo ano consecutivo a permanência na I Divisão Nacional por Equipas, que se realizará no próximo mês de agosto.
Mais informações: