2014/05/04

DCXXIX

Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar
Associação Académica da Didáxis tricampeã Juvenil
Escola Básica de Pedome campeão Iniciados
O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis participou no passado Sábado, dia 3 de maio, no Encontro Regional Norte de Xadrez Escolar integrado na comitiva do Centro Local de Desporto Escolar - Braga. Este evento decorreu em Guimarães no Pavilhão Multiusos, contando com o apoio do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), Direção de Serviços Região Norte (DSRN),  Centro Local Desporto Escolar de Braga (CLDEB) e Associação de Xadrez do Distrito de Braga (AXDB). Este Torneio envolveu a participação de 85 alunos, pertencentes a 28 escolas dos distritos de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real. Este evento dividiu-se em dois Torneios (Iniciados e Juvenis) e disputou-se em sete sessões num sistema semirrápido, em que cada jogador, ao disputar cada partida, dispunha de 20 minutos. A direção e arbitragem estiveram a cargo do professor Carlos Dias, presidente da AXDB, e David Fernandes, secretário da AXDB.
Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis é tricampeã regional escolar!
Parabéns! 

É com satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis tem a honra de tornar público que conquistou o terceiro título escolar de Xadrez Regional Norte coletivo na categoria juvenil (2011, 2012, 2014) e desta forma, apurou-se para participar na Fase Final Nacional de Xadrez Escolar que decorrerá nos dias 16, 17 e 18 de maio em Lisboa. O Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis fez-se representar por 5 alunos totalizando 23 pontos: Ivo Dias (5,5 pontos; 3º lugar), Bruno Ribeiro (5,5 pontos; 4º lugar), Tiago Messias (4 pontos; 12º lugar), Carlos Azevedo (4 pontos; 19º lugar) e Andreia Mendes (4 pontos; 20º lugar e Vicecampeã Regional Escolar de Xadrez). Estes alunos contribuíram decisivamente para a conquista do tricampeonato regional coletivo juvenil, e consequentemente, no presente ano letivo, alcançou-se o pleno já que há quatro semanas tinham conquistado o título coletivo Distrital Escolar (CLDE de Braga), bem como, o título individual distrital juvenil. O 2º lugar coletivo foi conquistado pelo Colégio de Gaia (18 pontos) e o último lugar do pódio foi ocupado pela Escola Secundária Sidónio Pais – Caminha (17,5 pontos). A nível individual, David Martins (Escola Secundária de Mirandela) e Mariana Silva (Escola Básica Tadim) sagraram-se campeões regionais escolares absoluto e feminino, respetivamente.
No Torneio de Iniciados, Pedro Mendes (Escola Básica João de Meira - Guimarães) e Bruna Gomes (Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas) foram os grandes vencedores na categoria absoluta e feminina, respetivamente. A Escola Básica de Pedome conquistou o Título Coletivo Regional Norte Escolar Iniciados e consequentemente, duas Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão colecionaram os dois títulos, por equipas, que estavam em disputa o que mostrou o domínio nesta competição escolar!
De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores) e das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas).
Mais informações: