2014/04/06

DCXXIV

II TORNEIO ESCOLAR DE XADREZ DA ESAS
IVO DIAS CONTINUA A SOMAR VITÓRIAS
MARIANA SILVA VENCE PRÉMIO FEMININO
INÊS SILVA VENCE PRÉMIO SUB-14

IVO DIAS CONTINUA A SOMAR VITÓRIAS...
Parabéns!
Mariana Silva, atual Campeã Nacional Sub-16, vence 1º Prémio Feminino!
Parabéns!

Inês Silva, atual Campeã Nacional Sub-12,  vence 1º Prémio Sub-14!
Parabéns!

No passado dia 2 de abril de 2014 decorreu em Braga, nas instalações da Escola Secundária Alberto Sampaio, entre as 14h30 e as 18h30, a 2ª edição do torneio de xadrez da ESAS. Este evento serviu de arranque para o 1º Circuito de Xadrez de Braga, sob tutela do Clube de Xadrez de Braga.
O Torneio foi organizado pelo Departamento de Matemática da ESAS e Clube de Xadrez de Braga, nas pessoas Maria do Carmo Fernandes e David Fernandes respetivamente e teve como parceiros desta primeira prova do Circuito de Xadrez o Município de Braga, IPDJ, Associação de Xadrez do Distrito de Braga, Desporto Escolar, Federação Portuguesa de Xadrez, Bloomidea, Cinemas Cinemax, Creative Lemons, Rolsaco, Lavandaria Online, Trench, Escola de Matemática, Bracril, Correio do Minho, Xadrez64, TV Minho, Diário do Minho e Braga Cool.
O evento com um total de 7 rondas a um ritmo de jogo de 10 minutos KO para cada jogador foi de participação gratuita e livre a todos os escalões e sexos. Contou com a presença de 49 atletas, com idades dos “8 aos 80 anos”, sendo provenientes de clubes e escolas básicas e secundárias do distrito de Braga, Famalicão e Porto.
Este torneio teve mais uma vez o objetivo de afirmar a escola ESAS como agente dinamizador de atividades extra-curriculares benéficas ao bom desenvolvimento social dos alunos, bem como das suas capacidades cognitivas, promover a interacção entre escolas, promover uma maior socialização multi-cultural dos alunos e divulgar a prática do xadrez.
Sendo um evento particular valorizou-se o evento com a presença de pessoas profissionais na área do xadrez, com a gestão do torneio sob alçada do Clube de Xadrez de Braga. A prova teve a honra de ter como ilustre convidada para a cerimónia de entrega de prémios a Sra. Vereadora do Desporto do Município de Braga, Sameiro Araújo que começou por entregar o prémio de melhor atleta feminina a Mariana Silva (atleta federada pelo Clube Escolar de Xadrez Associação Académica da Didáxis), por sinal aluna do 10º ano da ESAS. Os restantes prémios por escalões de Veterano, sub20, sub18, sub16, sub14, sub12 e sub10 foram entregues pela Professora Carmo Cunha aos atletas Álvaro Guimarães, Afonso Fernandes, Alexei Demiantchouk, Ivo Dias (AA Didáxis), Ana Inês Silva (atleta federada pelo Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis) , Júlio Martins Silva e Rodrigo Cerqueira respectivamente. Já os 3 lugares mais apetecíveis recaíram para os atletas Ivo Dias (AA Didáxis), Sergey Demyanchuk e José Manuel Monteiro (1º, 2º e 3º lugares da geral respectivamente). Desta forma, depois de se sagrar Campeão Distrital Escolar o jovem atleta famalicense do Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis volta a demonstrar o excelente momento de forma que atravessa ao obter mais uma vitória convincente com uma performance invicta: 6,5 pontos em 7 possíveis! 
Pódio Absoluto:

 A entrega de prémios deu-se por concluída após a entrega de um jogo de tabuleiro Trench® à Escola Secundária Alberto Sampaio para uso interno pelo facto deste evento fazer parte do Circuito de Xadrez de Braga.
No final os participantes foram unânimes em considerar uma tarde bem passada e muito frutuosa para o desenvolvimento da motivação da prática do xadrez.