2014/03/16

DCXVII

CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS DE JOVENS DE XADREZ
ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DA DIDÁXIS IMPERIAL
1º LUGAR ABSOLUTO POR CLUBES
2º LUGAR FEMININO POR CLUBES
3º LUGAR COLETIVO SUB-14_SUB-20
LUÍS SILVA VICE-CAMPEÃO NACIONAL SUB-20
IVO DIAS VICE-CAMPEÃO NACIONAL SUB-18
MARIANA SILVA CAMPEÃ NACIONAL SUB-16
MARIA ALICE OLIVEIRA CAMPEÃ NACIONAL SUB-12
INÊS SILVA VICE-CAMPEÃ NACIONAL SUB-14
MARIA ELISA OLIVEIRA VICE-CAMPEÃ NACIONAL SUB-10
ANDREIA MENDES 3º LUGAR FEMININO SUB-16
Na segunda prova nacional destinada aos jovens, a AAD demonstrou, mais uma vez, excelentes resultados individualmente e coletivamente!
Parabéns!

 A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou a 2ª edição do Campeonato Nacional de Jovens na vertente Rápidas (3 minutos para cada jogador completar a partida com 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Colégio de Gaia e da Escola Profissional de Gaia.
Este Torneio decorreu no dia 15 de março no Pavilhão Gimnodesportivo do Colégio de Gaia, com arbitragem a cargo de Altino Costa e direção de prova da responsabilidade do presidente da FPX, Francisco Castro.
Esta prova que se revelou um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando a alguns jogarem 20 partidas diferentes de xadrez!

A delegação do Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis foi chefiada pelos professores responsáveis Andreia Oliveira e Mário Oliveira e fez-se representar por 5 equipas na competição coletiva, subdividida em dois torneios: INFANTIL (SUB08/SUB12) e JUVENIL (SUB14/SUB20); e por 25 atletas na competição individual.

Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva em que cada uma das equipas disputou 7 partidas a quatro tabuleiros. No final da competição, o grande destaque foi o 3º lugar do pódio conquistado pela equipa AAD-NXVSC (4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas) no escalão JUVENIL, bem como, o 4º lugar ex-aqueo obtido pela equipa AAD-A2D (3 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). A AAD-NXVSC foi formada por MN Luís Silva, Ivo Dias, Mariana Silva e Inês Silva e a AAD-A2D foi constituída por Bruno Ribeiro, Rui Pedro Gomes, João Romano e Pedro Ferreira. O grande vencedor neste Torneio Juvenil foi a equipa matosinhense GD Dias Ferreira com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos. No Torneio Infantil a equipa vencedora  foi a Escola Básica vimaranense João de Meira: 6 vitórias e 1 derrota. 

Primeira prova federada para os jovens atletas da equipa infantil AAD-A2D!
Parabéns!

Uma equipa no feminino no escalão infantil: AAD-NXVSC!
Parabéns!

A estreia em provas federadas para alguns dos jovens valores da AAD-A2D!
Parabéns!

As duas equipas da AAD (AAD-NXVSC e AAD-A2D "A") que estiveram em destaque na competição coletiva defrontaram-se na 2ª sessão (4-0).
Parabéns! 

Da parte da tarde decorreu a competição individual, subdividida em 7 escalões: SUB-08, SUB-10, SUB-12, SUB-14, SUB-16, SUB-18 e SUB-20, e foi composta por 13 rondas. Os grandes destaques desta delegação foram a conquista do título coletivo nacional jovem absoluto, bem como, do vice-título coletivo nacional jovem, graças a “sete subidas ao pódio”: vice-título nacional SUB20 de Luís Silva, vice-título nacional SUB16 de Ivo Dias, título nacional feminino SUB16 de Mariana Silva (5º lugar absoluto; bicampeã nacional), título nacional feminino SUB12 de Maria Alice Oliveira (4º lugar absoluto), vice-título nacional feminino SUB14 de Inês Silva (5º lugar absoluto), vice-título nacional feminino SUB10 de Maria Elisa Oliveira (5º lugar absoluto) e 3º lugar feminino SUB16 de Andreia Mendes (18º lugar absoluto)!
Relativamente à delegação da AA Didáxis merecem, também, especial destaque os atletas SUB10, Carlos Daniel Sampaio (primeira prova federada em que participou!), e SUB12, André Cardoso, pois classificaram no TOP 20 Nacional! Nos escalões SUB16 e SUB18, evidenciaram-se Bruno Ribeiro (5º lugar ex-aqueo) e João Romano (5º lugar) ao classificarem-se no TOP 5 Nacional e finalmente os atletas Adriano Macedo (6º lugar), Pedro Ferreira (9º lugar)  e Rui Pedro Gomes (10º lugar)  posicionaram-se no TOP 10 Nacional!
Cerimónia de Encerramento com os atletas premiados da AA Didáxis!
Parabéns!

Os resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense, AA Didáxis, deram continuidade ao domínio que se vai vincando em provas individuais e coletivas no desporto jovem federado no “jogo das 64 casas”, revelando que a aposta sistemática nos jovens resulta em bons resultados a médio e longo prazo como o Nacional de Jovens de Rápidas o comprovou.


Mais informações: