2014/02/27

DCXII

40º Aniversário da Universidade do Minho
TORNEIO ESCOLAR DE XADREZ
Associação Académica da Didáxis vinca a sua supremacia

Realizou-se no passado dia 25 de fevereiro, na Nave 2 do Pavilhão Gimnodesportivo da Universidade do Minho-Campus de Gualtar, o Torneio Universidade do Minho – Desporto Escolar, na modalidade de Xadrez em ritmo de partidas rápidas, organizado pela Universidade do Minho/SASUM com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e do Clube de Xadrez de Braga.
Este evento estava integrado nas comemorações do 40º Aniversário da Universidade do Minho e foi aberto a todos os jogadores de ambos os sexos mas com particular preferência pelos seguinte escalões: Juvenil (nascidos em  1997, 1998, 1999 e 2000) e Júnior (nascidos em 1996 e anteriores).

Este Campeonato foi disputado em sistema suíço de 6 rondas, em partidas de 10 minutos por jogador, com arbitragem da responsabilidade de Carlos Dias, presidente da AXDB, e direção de prova a cargo de David Fernandes, seccionista do CX Braga. O total de participantes registou a participação de  20 alunos provenientes de 5 Escolas do distrito de Braga.

Ambiente geral.

O clube escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis vincou a sua supremacia ao conquistar os três primeiros lugares do pódio absoluto: Bruno Ribeiro, Ivo Dias e WCM Maria Inês Oliveira classificaram-se em 1º, 2º e 3º lugares, respetivamente.

Por escalões, o NXVSC-Didáxis conquistou os primeiros lugares, já que os prémios atribuídos eram acumuláveis, 1º lugar juvenil (Bruno Ribeiro) e 1º lugar júnior e 1º lugar feminino (Maria Inês Oliveira). No que diz respeito a classificação coletiva (pontuações obtidos pelos quatro melhores alunos classificados) a AA Didáxis conquistou o 1º lugar coletivo (total de 19 pontos) que foi formado pelos atletas Bruno Ribeiro, Ivo Dias, Maria Inês Oliveira e Nuno Marques (4 pontos e 6º lugar absoluto). Em 2º e 3º lugares classificaram-se, respetivamente, a Escola Básica Trigal Santa Maria (Tadim), atual Campeã Distrital e Regional Escolar, e a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de acordo com os critérios de desempate.

A AA Didáxis fez-se ainda representar pelos alunos Rui Barreira (4 pontos, 7º lugar), Tiago Messias (3 pontos, 9º lugar), Carlos Azevedo (3 pontos, 10º lugar), João Guedes (2 pontos, 14º lugar) e Luís Miguel Pereira (2 pontos, 15º lugar) que obtiveram prestações bastantes satisfatórias face ao nível técnico que se "respirou" ao longo deste Torneio.
Em cada sessão viveram-se emoções fortes até ao último instante...

A cerimónia de encerramento contou com a presença do responsável pelo Departamento Desportivo e Cultural da Universidade do Minho, Fernando Parente, e pelo responsável das Atividades Desportivas da Universidade do Minho, Gabriel Silva, para além do responsável da Secção de Xadrez do CX Braga, David Fernandes e do Presidente da AXDB, Carlos Dias.
No final do Torneio, todos foram unânimes ao consideraram que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.
 ... mais uma vitória individual e coletiva ...
Parabéns!


Mais informações: