2014/02/08

DCIII

TRADEWISE GIBRALTAR CHESS FESTIVAL 2014
Jovens atletas famalicenses no maior Torneio Aberto do Mundo

A Associação Académica da Didáxis fez-se representar por duas jovens atletas famalicenses, as irmãs WCM Maria Inês Oliveira e Maria Alice Oliveira, num dos mais importantes Torneios Internacionais de Xadrez, Festival de Xadrez de Gibraltar, iniciado em 26 de janeiro e que terminou no dia 6 de fevereiro. Este evento contou com a representação de 49 países, 68 Grandes Mestres (GM), 38 Mestres Internacionais (MI) e 16 Mestres FIDE (MF) reunindo um total de 256 jogadores.
Ambas as atletas participaram em dois Torneios de Lentas, Challenger A e Challenger B. No Torneio Challenger A, que contou com 83 participantes, a WCM Maria Inês Oliveira, atual Campeã Nacional Sénior, e Maria Alice Oliveira, atual Campeã Nacional Sub-10, classificaram-se em 77º e 78º lugares, respetivamente. No evento Challenger B, também com 83 participantes, a WCM Maria Inês Oliveira e Maria Alice Oliveira classificaram-se em 27º e 79º lugares, respetivamente.
A participação num evento escaquístico que é unanimemente, considerado o melhor Torneio de Xadrez Aberto do Mundo, com prize-money de 100 000 euros, constituiu uma experiência fantástica em termos competitivos, bem como, uma oportunidade ímpar de conviver com os melhores jogadores do Mundo na “arte de Caíssa”.