2013/12/29

DXCVIII

FASE FINAL DO CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS
ANTÓNIO CARAMEZ PEREIRA VENCEDOR EM IGUALDADE PONTUAL COM LUÍS SILVA

Associação Académica da Didáxis marcou presença na Fase Final do Circuito Nacional de Lentas, com 3 atletas apurados!
Parabéns!

O Círculo de Arte e Recreio, em Guimarães, foi o palco da Fase Final do Circuito Nacional de Lentas 2012/2013, que juntou os 6 melhores classificados da classificação geral e teve lugar no final do ano de 2013, entre os dias 27 e 29 de dezembro. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez, a arbitragem esteve a cargo de Paulo Rocha e o diretor de prova foi o atual Presidente da FPX Francisco Castro.

Os apurados para a Fase Final foram os 6 jogadores melhores posicionados na classificação geral, depois de decorridos os 4 torneios que fizeram parte da edição de 2012/2013 (XIII PROFIGAIA, I XEQUEMATE VERÃO EM LISBOA, I INTERNACIONAL CIDADE FAMALICÃO e X AEJ CHESS OPEN - S. JOÃO DA MADEIRA), do novo Circuito Nacional de Lentas, onde participaram um total de 226 jogadores.

Ambiente geral.

A prova foi muito disputada entre 6 jogadores provenientes de 2 clubes (Associação Académica da Didáxis e Grupo Desportivo Dias Ferreira): os jovens famalicenses MN Luís Silva, Bruno Gomes e Ivo Dias; os jovens matosinhenses MN André Viela, António Caramez Pereira e Simão Pintor. Fruto de um início de torneio com 2 vitórias bem conseguidas, António Caramez Pereira foi o grande vencedor, fazendo valer a sua experiência nas restantes três sessões ao assegurar 3 empates. O atual Campeão Nacional Absoluto de Semi-Rápidas, MN Luís Silva, classificou-se em 1º lugar ex-aqueo, também com 3,5 pontos, não sendo feliz nos critérios de desempate. A fechar o pódio absoluto posicionou-se o MN André Viela a escasso meio ponto da liderança (3 pontos em 5 jogos). Bruno Gomes (2,5 pontos), Ivo Dias (1,5 pontos) e Simão Pintor (1 ponto) classificaram-se em 4º, 5º e 6º lugares, respetivamente.
Pódio absoluto (da esquerda para a direita):
Jorge Cristino, MN Luís Miguel Silva, António Caramez Pereira, André Viela, Francisco Castro e Paulo Rocha.~

A cerimónia de encerramento contou com a participação do Presidente do CAR, Jorge Cristino, que enalteceu a “tenacidade competitiva e conquista pela vitória em cada jogo de todos os intervenientes nesta nova iniciativa da FPX na Cidade onde nasceu Portugal”. Para finalizar, o Presidente da FPX, Francisco Castro, congratulou “todos os agentes intervenientes no CN Lentas 2012/13 pelo êxito organizativo e participativo alcançado”, finalizando o seu discurso com a convicção que o “CN Lentas 2013/14 traduzir-se-á na continuidade do valor acrescentado alcançado, no que diz respeito o desenvolvimento da modalidade tanto a nível local como a nível nacional”.

Cerimónia de encerramento: para mais tarde recordar!
Parabéns!

Mais informações: