2013/12/14

DLXCII

CAMPEONATO DISTRITAL ABSOLUTO DE XADREZ
IVO DIAS VENCE A FASE APURAMENTO
A mais importante prova do calendário distrital 2013/2014, Campeonato Distrital Individual Absoluto de Braga, iniciou-se no dia 24 de novembro, em Vila Nova de Famalicão na Escola Cooperativa Vale S. Cosme-Didáxis, e prolongou-se até ao dia 14 de dezembro. Na presente época desportiva foi adotado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga um novo formato competitivo: a FASE APURAMENTO em que se apuram os cinco primeiros classificados para a FASE FINAL, estando, desde já, automaticamente apurado o atual Campeão Distrital Absoluto da época transacta (2012/2013) Bruno Gomes (Associação Académica da Didáxis).
A FASE APURAMENTO contou com a participação de 35 atletas do distrito, provenientes de 5 clubes, e contou com a arbitragem do presidente da AXDB, Carlos Dias, e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável pelo jovem clube famalicense AA Didáxis, Mário Oliveira. Após a realização das 7 sessões previstas, o grande destaque foi para o jovem atleta famalicense Ivo Dias (AA Didáxis, 6 pontos em 7 possíveis) que venceu o Torneio com uma performance invicta! Em 2º lugar classificou-se a jovem famalicense e atual Campeã Nacional Sénior, WCM Maria Inês Oliveira, também invicta, que obteve 5,5 pontos. O 3º e 4º lugares foram ocupados pelos irmãos Diogo e Gonçalo Martins (Academia de Xadrez de Barcelos) que alcançaram 5 pontos o que constituiu uma agradável surpresa já que eram à partida 7º e 18º cabeças de série, respetivamente, nesta prova. O 5º lugar, que garantia, também, a passagem à FASE FINAL, foi “arrancado a ferros” pelo experiente atleta José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses) que beneficiou de melhor coeficiente de desempate que os atletas João Branco (AX Barcelos), Bruno Ribeiro (AA Didáxis) e João Romano (AA Didáxis), todos com 4,5 pontos, que se classificaram em 6º, 7º e 8º lugares, respetivamente.
O jovem clube famalicense AA Didáxis mostrou, a nível distrital, o seu domínio neste torneio e estará representado por 3 atletas na FASE FINAL que decorrerá no mês de abril nos dias 18, 19, 24, 25 e 26 de abril.
O pódio da FASE APURAMENTO do Campeonato Distrital Absoluto:
Ivo Dias (1º), Maria Inês Oliveira (2º) e os irmãos Diogo e Gonçalo Martins partilharam o 3º lugar do pódio.
Parabéns! 


Mais informações: