2013/11/19

DLXXXVIII

Didáxis inaugura Xadrez Gigante em Riba de Ave

Foi com sabedoria e entusiasmo que, na segunda-feira, os alunos do Núcleo de Xadrez da Didáxis participaram na inauguração do xadrez gigante.

Depois do primeiro lance do Presidente da Direção Administrativa, José Fernandes, e da Diretora Pedagógica, Irene Santos, os alunos deram continuidade à partida de xadrez, sendo visível uma motivação permanente ao longo do jogo. De facto, para delinearem uma estratégia que os levasse à vitória, os alunos tiveram de observar e analisar, desenvolvendo, desta forma, a capacidade de atenção e o poder de concentração, a criatividade e a imaginação.

Este espaço de lazer pretende, assim, estimular o interesse pelos segredos do tabuleiro, potenciando talentos, alargando o leque de participantes e propiciando momentos de integração. 

Por ser um jogo de competências, o xadrez implica os alunos nas suas próprias aprendizagens, favorecendo, consequentemente, o sucesso escolar futuro. A prática de xadrez estimula, pois, a paciência, a persistência, a criatividade, a capacidade analítica, a tomada de decisão, o método, características essenciais para o exercício de uma cidadania adaptada às exigências do nosso tempo, numa sociedade em que as solicitações de consumo imediatistas são constantes.

Na Didáxis, o xadrez, para além de ser uma atividade de enriquecimento curricular, é uma modalidade de desporto federado, desenvolvendo a capacidade competitiva e contribuindo para uma mais completa socialização dos nossos alunos.
A Presidente da Direção Pedagógica, Irene Santos, e o Presidente da Direção Administrativa, José Fernandes, em ação no momento de inauguração do XADREZ GIGANTE! 
Parabéns!

Os alunos do Núcleo de Xadrez da A2D-Didáxis estiveram motivados desde o 1º ao último lance!
Parabéns!