2013/10/17

DLXXX

Supertaça AXDB
19 de Outubro, Famalicão
                                                    REGULAMENTO

 A Associação de Xadrez do Distrito de Braga em parceria com o Núcleo de Xadrez Vale São Cosme, vai organizar no dia 19 de Outubro de 2013, a partir das 14h30, nas instalações da Didáxis – Cooperativa de Ensino, C.R.L, em Famalicão a prova da Supertaça AXDB. 
 

1.  Destinatários: Clubes vencedores da Taça AXDB e do Distrital de lentas por Equipas AXDB da época 2012/2013. A saber: NXVSC Didáxis e Clube de Xadrez de Braga, respetivamente.
a.       Inscrições: São gratuitas e os clubes apurados para a Supertaça AXDB estão automaticamente inscritos. Caso desejem abdicar da participação na prova devem comunicar via email para axdbragacompeticoes@gmail.com até ao dia 14 de Outubro de 2013 a sua renuncia. 

  i.      As renuncias posteriores à data limite de comunicação ficam condicionadas ao pagamento de uma coima nos seguintes termos:
 ii.      Renuncias realizadas a 15 de Outubro = 05 euros equipa.
 iii.      Renuncias realizadas de 16 a 19 de Outubro = 30 euros equipa.
b.       Os clubes deverão enviar a lista ordenada dos jogadores por tabuleiro que constituirão a equipa (é obrigatória a indicação dos nomes completos, o número de filiação FPX e FIDE e data de nascimento); estes nomes não poderão ser substituídos nem alterada a sua ordem; a equipa terá que inscrever entre 4 jogadores (mínimo) e 16 jogadores (máximo); A respetiva composição será publicada na página do chess-results.com e na página oficial da AXDB (http://axbraga.weebly.com), tanto quanto possível, até à véspera da competição.
c.        Cada equipa terá que nomear um Capitão, não tendo este que ser obrigatoriamente um jogador. Todos os restantes jogadores serão vice capitães.

2.       Sistema Competitivo: A prova disputa-se a uma só mão (Programa Swiss Manager, para efeitos de emparceiramento e classificação). 

3.       Cores: A atribuição de cores das peças por tabuleiro será feita por sorteio a realizar pelo árbitro, na presença dos capitães das equipas finalistas, 05 minutos antes de começar a prova. Se não estiverem presentes ambos os capitães ou na ausência de um deles o sorteio decorrerá normalmente.

4.       Faltas de Comparência: Se, por qualquer motivo não imputável à organização, um atleta ou equipa se atrasar mais do que 30 minutos relativamente à hora prevista para o início do jogo, ser-lhe-á atribuída derrota por Falta de Comparência. Nos casos em que as Faltas de Comparência não permitam a realização da prova de acordo com o regulamento de Competições da FPX, existe a aplicação de uma coima no valor de 30 euros ao clube faltoso, salvo se existir justificação válida e a mesma seja entregue à Direcção da prova num prazo máximo de 3 dias após o término da prova. 

5.       Critérios de Desempate:
a.       Se no final do encontro as equipas terminarem com o mesmo número de pontos, será vencedora da prova a equipa que obtiver melhor resultado no 1º tabuleiro ou, se ainda se mantiver o empate, sucessivamente nos tabuleiros seguintes. Se ainda assim continuarem empatadas, 30 minutos depois será realizado (com os mesmos jogadores do encontro anterior) um encontro de desempate a 4 tabuleiros em ritmo de 05 minutos, com “cores” sorteadas. Se após esse encontro se repetir a situação de empate nos 4 tabuleiros, o vencedor será encontrado através de sorteio. 

6.       Ritmo de Jogo: 90 minutos + 30 sec de incremento por cada lance por jogador/equipa para terminar a partida.

7.       Programa:
a.       14h00 – Receção equipas participantes.
b.       14h25 – sorteio cores.
c.        14h30 – inicio de jogo;
d.       18h50 – Fim da competição (previsto).

8.       Prémios:
a.       1º lugar equipas.

9.       Direção  e Arbitragem da Prova:
a.       Diretor: Mário Oliveira;
b.       Árbitro Principal: Carlos Dias; 
c.        Árbitros Adjuntos: A nomear pelo Conselho Técnico da AXDB.

10.   Casos omissos: Em tudo o omisso neste Regulamento prevalecerá o disposto no RC da FPX e nas regras do jogo da FIDE, cabendo à Direção e Arbitragem da Prova decidir sobre eventuais situações omissas após aplicação dos regulamentos referidos, bem como proceder a alterações que vierem a ser julgadas oportunas. 

11.   Comité de Apelo: Das decisões da Direção da Prova e Arbitragem que tenham implicações diretas no decurso da competição, o atleta ou representante do seu clube terá direito a recurso para o Comité de Apelo (a nomear antes do início da competição). 
a.       Constituição Comité Apelo: 
  i.      Um Representante da AXDB;
  ii.      O Diretor do Torneio;
  iii.      O Árbitro principal:
  iv.      Dois representantes dos atletas e dois suplentes.
b.       Das decisões do Comité de Apelo não há direito a recurso.

12.   A prova será proposta para efeitos de contabilização do respetivo elo FPX e FIDE.

13.   A inscrição na prova implica o conhecimento e a aceitação deste Regulamento.
V Torneio Cidade de Famalicão

19 de Outubro, Famalicão 


REGULAMENTO

A Associação de Xadrez do Distrito de Braga em parceria com o Núcleo de Xadrez Vale São Cosme, vai organizar no dia 19 de Outubro de 2013, a partir das 15h00, nas instalações daDidáxis – Cooperativa de Ensino, C.R.L, em Famalicão um torneio de Semirrápidas em paralelo com a prova da Supertaça AXDB.

1.  Destinatários: Podem participar todos os jogadores filiados na FPX através dos clubes da AXDB na época desportiva de 2012/2013.

2.  Inscrições: São gratuitas e terminam no dia 17 de Outubro de 2013. As inscrições deverão ser enviadas pelos clubes para o e-mail: axdbragacompeticoes@gmail.com em modelo próprio disponível na página oficial da AXDB (http://axbraga.weebly.com).

a.     As inscrições posteriores à data limite de inscrição ficam condicionadas às condições logísticas e à aprovação do Diretor da Prova, sempre mediante o pagamento de uma taxa de inscrição nos seguintes termos:

                                                 i.      Inscrições realizadas a 18 de Novembro = 1 euro por atleta..

                                                 ii.      Inscrições realizadas a 19 de Novembro = não serão aceites.

 3.       Sistema Competitivo: Suíço de 06 sessões (Programa Swiss Manager, para efeitos de emparceiramento e classificação).

4.       Faltas de Comparência: Se, por qualquer motivo não imputável à organização, um atleta se atrasar mais que 10 minutos relativamente à hora prevista para o início do jogo, ser-lhe-á atribuída derrota por Falta de Comparência.

a.       Serão eliminados da prova todos os jogadores com 2 ou mais faltas de comparência.

b.      Não serão atribuídos byes para faltas previamente anunciadas.

 5.       Critérios de Desempate:

a.       Resultado entre os jogadores empatados, desde que tenham jogado entre si [11]; 

b.      Buchholz corrigido [37] (1,0,N,N,0,N); 

c.       Buchholz completo [37] (0,0,N,N,0,N); 

d.      Maior número de vitórias [12]; 

e.      Sorteio, se outro não for o critério determinado pelo regulamento da competição. 

 6.       Ritmo de Jogo: 15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance por jogador.

 7.       Programa:

a.       14h00 – Início da acreditação dos participantes;

b.      14h25 – Sorteio Final / Saída do emparceiramento;

c.       14h30 – 1ª ronda

d.      15h10 – 2ª ronda

e.      15h50 – 3ª ronda

f.        16h30 – 16h50 – Pausa

g.       16h50 – 4ª ronda

h.      17h30 – 5ª ronda

i.        18h10 – 6ª ronda

j.        18h50 – Fim da competição /entrega de prémios.

 8.       Prémios acumuláveis:

a.       1º, 2º e 3º lugar da Classificação Geral Absoluta

b.      1ª feminina. 

9.       Direção  e Arbitragem da Prova:

a.       Diretor: Mário Oliveira;

b.      Árbitro Principal: Carlos Dias

c.       Árbitros Adjuntos: A nomear pelo Conselho Técnico da AXDB. 

10.       Casos omissos: Em tudo o omisso neste Regulamento prevalecerá o disposto no RC da FPX e nas regras do jogo da FIDE, cabendo à Direção e Arbitragem da Prova decidir sobre eventuais situações omissas após aplicação dos regulamentos referidos, bem como proceder a alterações que vierem a ser julgadas oportunas.

11.   A prova será proposta para efeitos de contabilização do respetivo elo FPX e FIDE.

12.   A inscrição na prova implica o conhecimento e a aceitação deste Regulamento.