2013/09/16

DLXXI

Festa do Associativismo e Juventude 
mostra vitalidade das associações famalicenses
NXVSC-Didáxis presente na cerimónia de abertura

 

Mais de uma centena de associações famalicenses vão marcar presença na VII Festa do Associativismo e Juventude, que se realiza este fim de semana, de 13 a 15 de setembro, no antigo campo da feira da cidade. O certame, organizado pela Câmara Municipal de Famalicão, pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias coletividades do município, que cada vez mais se destaca pela sua forte presença e dinâmica associativa. 

“Para além de ser uma montra do trabalho desenvolvido, esta festa é, sobretudo, um momento de valorização do empreendedorismo associativo”, considera o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, que olha também para o evento como a “festa de agradecimento do Município e dos Famalicenses a todo este movimento que envolve milhares de cidadãos e que, voluntariamente, tanto de bom e de si oferecem a Famalicão e às suas gentes”. 


O edil realça ainda a dimensão e vitalidade da massa associativa famalicense e não esquece o importante papel dos jovens nesta realidade do concelho. “Famalicão conta com mais de quatro centenas de associações, com trabalho realizado nas mais diversas áreas e interesses. Muito desta dinâmica acontece graças à presença e empenho dos nossos jovens, e é por essa mesma razão que esta iniciativa é também dedicada à Juventude”.


A iniciativa conta com um vasto programa de animação, cujo conteúdo é da responsabilidade das várias associações presentes no recinto. A música popular do cantor Zé Amaro, o stand-up comedy de Fernando Rocha e ainda a atuação das bandas finalistas do concurso de bandas de garagem “Rock na Devesa”, são alguns dos nomes de destaque do cartaz do evento, marcado por vários espetáculos de dança, teatro, demonstrações desportivas, jogos, ente muitas outras atividades. 


Mais uma vez, o certame irá utilizar os stands, entretanto, desocupados pela Feira de Artesanato e Gastronomia, possibilitando, assim, uma sinergia de esforços e uma poupança de orçamento. Simultaneamente e aproveitando toda a logística instalada no espaço, irá realizar-se, pela primeira vez no concelho, o “Festival do Marisco e Cerveja”, promovido por entidades locais do sector da restauração. A VII Festa do Associativismo e Juventude tem entrada livre.

O Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis marcou presença na cerimónia de abertura, passada sexta feira, com a apresentação de um Tabuleiro de Xadrez Gigante  que deliciou  e aguçou a curiosidade dos presentes...

O Sr. Vereador Paulo Cunha ouviu as explicações do professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira.

Os srs. vereadores Pedro Sena, Mário Passos e Leonel Rocha também marcaram presença na nova atração desta sétima edição da Feira do Associativismo e Juventude.

O sr. Vereador Leonel Rocha felicita o capitão do NXVSC-Didáxis, Bruno Gomes, pelo 7º lugar no Campeonato Nacional Absoluto.

O sr. Vereador Leonel Rocha, em nome do Município, felicitou o NXVSC-Didáxis pelos resultados obtidos numa época de sonho!
 
Mais informações:
(VÍDEO de APRESENTAÇÃO FAMA TV)