2013/09/15

DLXX

XI MEMORIAL LIMA TORRES
Núcleo de Xadrez da Didáxis confirma
SUPREMACIA TOTAL

Ivo Dias foi Imperador em Barcelos e contribuiu decisivamente para a conquista do 1º lugar coletivo do NXVSC-Didáxis!
Parabéns!

Decorreu no passado dia 14 de setembro, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, o torneio de Xadrez XI MEMORIAL LIMA TORRES, uma justa homenagem a um ícone do Xadrez Distrital e ilustre cidadão de barcelense : Engenheiro Lima Torres (1916-2002).
A organização deste evento, que este ano contou com 70 participantes provenientes dos Distritos de Braga, Porto, Lisboa e Viana, esteve a cargo da secção de Xadrez do Clube Campismo e Caravanismo de Barcelos (sócio nº1 da Associação de Xadrez do Distrito de Braga) e com o apoio da AXDB: arbitragem de Carlos Dias, coadjuvado por Avelino Ribeiro, e direção de prova a cargo de Alfredo Sousa.
O grande vencedor foi o jovem atleta famalicense, Ivo Dias, que veste as cores do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme-Didáxis, com uma performance invicta: 7,5 pontos em 8 possíveis, acumulando a esta surpreendente vitória individual o 1º prémio Sub-16! Acresce, também, o facto de Ivo Dias sagrar-se o mais jovem vencedor, com apenas 15 anos, das onze edições que este evento escaquístico já conta. O 2º lugar do pódio foi ocupado por António Silva (NXVSC-Didáxis; 6,5 pontos), que demonstrou, mais uma vez, o bom momento de forma que atravessa na presente época. O 3º lugar do pódio foi ocupado por seis atletas, todos com 6 pontos, que se ordenaram, de acordo com os critérios desempate, da seguinte forma: MN Paulo Pinho (GDR Amigos de Urgeses), WCM Inês Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis), Cláudio Fernandes (AX Gaia), Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis), José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses) e Mariana Silva (NXVSC-Didáxis), respetivamente.
A nível coletivo (quatro melhores classificados do Torneio) o domínio da Didáxis foi avassalador ao conquistar 26 pontos e, desta forma, conquistou o 1º lugar por Equipas distanciando-se 3,5 pontos do clube vimaranense GDR Amigos de Urgeses.
A atual campeã nacional, Inês Machado Oliveira, obteve o 1º lugar feminino e acumulou o 1º prémio Sub-18. Os restantes prémios por escalões foram: Diogo Cardoso (1º Sub-08, CX João de Meira); José Santos (1º Sub-10, CX João de Meira); Ana Beatriz (1º Sub-12, CX João de Meira); Luís Ribeiro (1º Sub-14, CX João de Meira); Cláudio Fernandes (1º Sub-20, AX Gaia) e Álvaro Guimarães (1º Veterano, CX Braga).
Neste evento o jovem clube famalicense com 10 anos de existência, NXVSC-Didáxis, confirmou a supremacia total de Torneios de Xadrez realizados no Distrito, depois de na presente época sagrar-se Campeão Nacional da 1ª Divisão-Fase Apuramento e contar com vários atletas na Seleção Nacional de Jovens! 
Mais informações: