2013/09/08

DLXIX

FASE FINAL DO CAMPEONATO NACIONAL 

ABSOLUTO DE XADREZ
Bruno Gomes e Luís Silva integram a elite nacional

Ambiente geral na 9º e última sessão:
Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis) esteve mais uma vez em destaque ao alcançar um empate contra o GM António Fernandes (SL Benfica).
Parabéns!

A 69ª edição do Campeonato Nacional Individual Absoluto 2012/2013 teve a realização da sua Fase Final de 2 a 8 de setembro de 2013, em Lisboa, na sede do Grupo de Xadrez Alekhine, depois da realização da Fase de Apuramento nos dias 15 a 21 de julho de 2013 em Lisboa, no Pavilhão Multidesportivo do Estádio José de Alvalade.
Na Fase de Apuramento estiveram 69 jogadores, de 34 clubes diferentes, onde os 3 primeiros garantiram o acesso à Fase Final: Mestre FIDE Vasco Diogo, Mestre Nacional Luís Sousa Reis e Hugo Lima Santos. A estes acrescentaram-se 3 jogadores da Fase Final da época anterior: Grande Mestre António Fernandes, Mestre Internacional Sérgio Rocha e o Mestre Internacional Rui Dâmaso; e também 3 atletas da Fase de Apuramento da época anterior: os jovens famalicenses Luís Silva e Bruno Gomes e o Mestre Nacional Pedro Rego. O 10º jogador teve acesso por ser o jogador português inscrito com maior Elo no momento (Mestre Internacional Paulo Dias).
No total foram 10 jogadores, que em 9 rondas em sistema de todos contra todos, lutaram pelo título de Campeão Nacional Individual Absoluto de 2012/2013. Uma prova que se revelou muito entusiasmante e recheada de grandes jogos entre 10 dos melhores jogadores portugueses, que durante os 7 dias brindaram quem acompanhou em direto e quem passou pelo local de jogo com ótimas exibições de xadrez.
Findas as 9 Rondas, ainda não se sabe quem será o Campeão Nacional Individual Absoluto de 2012/2013, tendo havido um empate entre os 2 primeiros, MI Rui Dâmaso e MI Sérgio Rocha, ambos jogadores do FC Barreirense, com 6,5 pontos em 9 possíveis. Em 3º, ficou o MI Paulo Dias, jogador do GD Diana de Évora com menos um ponto e meio. O MI Rui Dâmaso persegue o seu 6º título de campeão nacional, tendo conquistado o último em 2006/2007, enquanto o MI Sérgio Rocha procura o seu primeiro, depois de já ter ficado em 2º lugar por duas vezes.
No que diz respeito às prestações dos jovens famalicenses, Luís Silva foi consagrado pela Federação Portuguesa de Xadrez com o título de Mestre Nacional classificando-se na 9ª posição (3,5 pontos em 9 possíveis). Bruno Gomes foi uma das revelações da prova rainha do Xadrez Nacional, pois à partida era o 10º cabeça de série e classificou-se em 7º lugar ex-aqueo (4 pontos em 9 possíveis) assinando prestações memoráveis perante os atuais Mestres do “jogo das 64 casas”. Desta forma, com o ganho de mais 25 pontos de elo FIDE, o capitão do NXVSC-Didáxis está muito perto de se juntar à elite escaquística de Mestres do Xadrez Nacional! O professor responsável do NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira, chefiou a delegação que representou o concelho de Vila Nova de Famalicão ao mais alto nível da hierarquia escaquística nacional, sendo coadjuvado a nível técnico por Rui Pedro Gomes, também atleta do NXVSC-Didáxis.
A delegação do NXVSC-Didáxis:
os nossos "bravos guerreiros" MN Luís Silva e Bruno Gomes; 
Rui Pedro Gomes e professor responsável NXVSC-Didáxis, Mário Oliveira.


Mais informações: