2013/10/05

DLXV

CAMPEONATO EUROPEU DE JOVENS DE XADREZ
WCM Inês Oliveira e MN Luís Silva à conquista da Europa
(Parte II)

DIÁRIO DE BORDO (por MN Luís Silva)

MN Luís Silva foi a grande sensação da ronda 6 ao empatar com o cabeça de série número 1, o espanhol GM David Guijarro.
Parabéns!

WCM Inês Machado Oliveira está a cumprir amplamente os objetivos inicialmente traçados!
Parabéns!

RONDA 1:

Após uma viagem bem sucedida, chegou o dia do começo do torneio. Na primeira ronda eu e a Maria Inês Oliveira tinhamos jogos contra adversários teoricamente mais fracos mas com um bom nível. Ambas as partidas terminaram empatadas sendo que eu e a Inês falhamos boas hipóteses de vitória. O dia foi negativo para a comitiva portuguesa onde ninguém consegui a vitória.

RONDA 2:

Desta vez joguei contra um adversário que, apesar de teoricamente mais fraco que eu, era mais forte que o da jornada inaugural. A Maria Inês tinha também favoritismo na sua partida. No entanto, eu empatei porque quis apressar as coisas quando o jogo estava ganho e a Maria Inês perdeu um jogo onde a vantagem oscilava de um lado para outro.
Na comitiva portuguesa apareceram as primeiras vitórias (Tiago Prazeres, Inês Mendes, Rita Jorge, Henrique Aguiar, David Martins).
Amanhã jogarei contra um arménio teoricamente mais fraco mas na linha dos oponentes anteriores, ou seja, adversário de qualidade.

RONDA 3:

Numa ronda que se avizinha dificil consegui uma vitória convicente frente a David Hovsepyan da Arménia. A Inês também conseguiu a sua primeira vitória frente à italiana Desiree Benedetto. A comitiva portuguesa teve saldo positivo e avizinham-se jogos interessantes na próxima ronda. Eu jogarei contra o Mestre FIDE italiano Nicola Altini. O meu adversário é claro favorito mas eu prefiro jogar contra pessoas mais fortes. Já a Inês Oliveira jogará contra a turca Nuriye Gulay que é teoricamente mais fraca.

RONDA 4:

Hoje consegui empatar de maneira bastante fácil. Tinha em mente jogar algo em que mantivesse uma ligeira vantagem fazendo com que o resultado oscilasse entre o empate e a vitória. No entanto, o meu adversário trocou-me as voltas na abertura e igualou rapidamente. Em poucos lances foi acordado o empate. A Inês cumpriu e trouxe o ponto para Portugal. Amanhã a Inês jogará contra a Mestre Internacional Feminina Maria Tansiura da Ucrânia e eu jogarei contra o Mestre FIDE russo Vasiliy Korchmar.

RONDA 5:

Apesar de ter tido o jogo inicialmente a meu favor, o meu adversário conseguiu descobrir um plano bastante interessante que me colocou problemas aos quais não fui capaz de responder. Assim sendo perdi o meu primeiro jogo neste torneio. Já a Inês conseguiu um empate positivo. O resto do dia foi negro para a comitiva portuguesa, pois não houve sequer uma vitória. Amanhã será dia livre e aproveitaremos para visitar a cidade de Budva. Sem dúvida um descanso merecido e que ajudará a preparar o confronto dificílimo da ronda 6 que se avizinha contra o GrandeMestre espanhol e número 1 do meu escalão David Antón Guijarro. Sendo número 1 e estando com os mesmos pontos que eu (2,5) significa que está a fazer um mau torneio e assim sendo espero tirar partido disso. Já a Inês defrontará uma adversária mais forte, a russa Irina Utiatskaja.

RONDA 6:

Hoje consegui um empate bastante fácil. Fiquei ligeiramente pior mas sempre dentro dos limites aceitáveis e assim sendo o empate apareceu com naturalidade. Já a Inês não conseguiu contrariar o favoritismo e perdeu rapidamente. Amanhã jogarei contra um adversário sérvio semelhante a mim em termos de força. Já a Inês terá, supostamente, um jogo acessível contra a russa Svetlana Serebryakova.


Mais informações: