2013/09/21

DLXIII

CAMPEONATO DISTRITAL DE XADREZ RÁPIDAS
NXVSC-DIDÁXIS NO TRONO DISTRITAL
IVO DIAS CONFIRMA SUPREMACIA TOTAL

Ambiente geral.

O Campeonato Distrital Absoluto de Xadrez na vertente Rápidas realizou-se no passado dia 21 de setembro, sábado, na Escola Secundária Carlos Amarante-Braga, com arbitragem a cargo do Árbitro Nacional, Avelino Ribeiro, e direção da prova sob a responsabilidade do professor responsável do Clube de Xadrez de Braga, David Fernandes.
O sistema adotado nesta vertente do “jogo das 64 casas” consiste numa partida com duração de 10 minutos (5 minutos para cada jogador finalizar a partida).

Da parte da manhã, realizou-se o Torneio por Equipas onde cada sessão era disputada por 4 tabuleiros de cada clube e participaram 15 equipas num total de 60 atletas inscritos. Depois do Vice-Título Distrital Coletivo conquistado na época passada, a equipa A do Núcleo de Xadrez de Vale S. Cosme-Didáxis partia como a 1ª cabeça de série… Desta vez, o NXVSC-Didáxis A, não deu qualquer hipótese à concorrência com uma performance 100% vitoriosa: 7 vitórias em 7 jogos, totalizando 24 pontos em 28 pontos possíveis! A grande surpresa da prova foi a equipa B do NXVSC-Didáxis, à partida 4º cabeça de série, que se classificou em 2º lugar ex-aqueo (4 vitórias, 2 empates e 1 derrota) com a equipa A do Clube de Xadrez João de Meira, mas em virtude dos critérios de desempate quedou-se pelo 3º lugar do pódio.

A jovem equipa famalicense do NXVSC-Didáxis A, atual Campeão Nacional Coletivo da 1ª Divisão-Fase Apuramento, ao sagrar-se Campeã Distrital de Rápidas 2013 colecionou o título coletivo que faltava ao seu palmarés e, desta forma, atingiu o pleno em conquistas coletivas distritais o que denota o domínio sustentado que tem assumido, nas últimas épocas escaquísticas, no Distrito de Braga e a nível Nacional! Como habitual, Luís Silva (1º tabuleiro, 6 pontos em 7 jogos), Bruno Gomes (2º tabuleiro, 7 pontos em 7 jogos), Inês Machado Oliveira (3º tabuleiro, 4 pontos em 7 jogos) e Ivo Dias (4º tabuleiro, 7 pontos em 7 jogos) foram os “obreiros” de mais esta convincente vitória!

NXVSC-Didáxis anuncia época de ouro!
Parabéns!


O NXVSC-Didáxis, liderados pelo professor responsável Mário Oliveira, fez-se representar por cinco equipas (NXVSC-Didáxis A-1º lugar, NXVSC-Ddáxis-3º lugar, NXVSC-Didáxis D-7ºlugar, NXVSC-Didáxis C-8º lugar, NXVSC-Didáxis-14º lugar) totalizando uma comitiva de 20 atletas participantes.
Da parte da tarde, decorreu o Torneio Individual contando a participação de 58 atletas federados. O grande vencedor foi Ivo Dias (NXVSC-Didáxis). Depois de uma performance 100% vitoriosa no Torneio Coletivo, alcançou 7 pontos em 8 possíveis (7 vitórias e 1 derrota). Bruno Gomes (NXVSC-Didáxis), atual Campeão Distrital-vertente lentas, conquistou o Vice-Título Distrital (6,5 pontos) e o último lugar do pódio foi ocupado pelo atual Vice-Campeão Nacional Sub-20, Adriano Macedo (CX de Braga) que totalizou 6 pontos e beneficiou dos critérios de desempate relativamente a um conjunto de mais três atletas, também com 6 pontos: António Silva (NXVSC-Didáxis), Alexandre Belsley (CX Escola João de Meira), José Monteiro (GDR Amigos de Urgeses), respetivamente. Com a conquista do seu primeiro título individual distrital absoluto, Ivo Dias sagrou-se o mais jovem Campeão Distrital Absoluto-vertente rápidas com apenas 15 anos de idade!
O jogo do título decorreu na última sessão entre duas jovens promessas do Xadrez Distrital:
Adriano Macedo vs Ivo Dias (0-1).
Parabéns! 


O pódio absoluto:
Bruno Gomes (2º), Ivo Dias (1º) e Adriano Macedo (3º).
Parabéns!

Esta prova, contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, do Clube de Xadrez de Braga e da Escola Secundária Carlos Amarante, representando mais uma manifestação do empenho e dedicação na promoção e sedimentação do Xadrez no concelho de Braga.
A fotografia de família do jovem clube famalicense NXVSC-Didáxis!
Parabéns a todos!

Mais informações: