2013/10/13

DLXXVII

INÊS MACHADO OLIVEIRA TOP-TEN

O Campeonato Europeu de Jovens Sub-08 a Sub-18 2013 foi realizado em Budva, em Montenegro, de 28 de setembro a 9 de outubro de 2013.
O Xadrez Nacional esteve representado por uma delegação de dez jovens jogadores nesta competição: os membros do Grupo Principal da Seleção Nacional de Jovens, e alguns membros do Grupo de Observação da Seleção Nacional de Jovens e premiados no Campeonato Nacional de Jovens 2013. Foram acompanhados pelos treinadores Margarida Coimbra, Paulo Costa e Pedro Rego e o clube mais representativo na delegação portuguesa foi o jovem clube famalicense Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis com a participação de dois atletas.

Este Torneio é o maior evento escaquístico realizado na Europa, reunindo mais de 1000 jovens jogadores de Xadrez (mais de 600 masculinos e mais de 400 femininos), representando 47 países diferentes.
Depois de decorridas as 9 Rondas que compunham a competição em cada um dos doze escalões absoluto e feminino (Sub-08, Sub-10, 12, 14, 16 e 18) o grande destaque da delegação portuguesa foi para a jovem mestre famalicense WCM Inês Machado Oliveira (NXVSC-Didáxis) que se classificou em 9º lugar no escalão Sub-18 Feminino (5,5 pontos em 9 possíveis). Quando era à partida a 21ª cabeça da série num Campeonato que reuniu as cinquenta melhores jogadoras da Europa Sub-18, Inês Machado Oliveira cimentou a sua supremacia ronda a ronda obtendo 4 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, traduzindo-se numa melhoria do seu ELO FIDE e superando os objetivos inicialmente traçados (performance bem acima dos 50%). A grande vencedora foi a grande mestre búlgara WGM Nastassia Ziaziulkina com uma prestação invicta: 5 vitórias e 4 empates.

Inês Machado Oliveira brilhou no Europeu Feminino Sub-18!
Parabéns!

O Mestre Nacional Luís Silva (NXVSC-Didáxis), no escalão Sub-18 Absoluto) averbou uma derrota inglória na 9ª e última sessão, ficando a escasso meio ponto dos objetivos inicialmente traçados, classificando-se em 45º lugar em 79 participantes (4 pontos em 9 possíveis). O Campeão Europeu neste escalão foi o grande mestre russo Vladimir Fedoseev que alcançou 7,5 pontos: 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota.


Luís Silva esteve em destaque no Campeonato Europeu Sub-18 com um empate perante o cabeça de série número um, mas não foi feliz na última sessão.
Parabéns!

No final deste evento todos foram unânimes em considerar que esta participação resultou numa experiência positiva e enriquecedora em competições internacionais ao mais alto nível.