2013/10/19

DLXXXII


Xadrez na Didáxis-Riba de Ave

No jogo do xadrez nunca se perde: ou se ganha ou se aprende. Este foi o mote da primeira aula de xadrez na Escola Didáxis – Cooperativa de Ensino que decorreu na sala J7, na passada segunda-feira, dia 14, entre as 16h00m e as 18h00m.

O jogo do xadrez, tal como na nossa vida, implica uma cultura de responsabilidade, de conhecimento crítico e de sabedoria. O xadrez imita a nossa vida e são várias as analogias que podemos estabelecer entre o jogo das 64 casas e a vida: desenvolver uma atitude favorável à aprendizagem é talvez a primeira.

De facto, o xadrez é, sobretudo, um jogo de competências, implicando os alunos nas suas próprias aprendizagens.

Nesta perspetiva, o xadrez é uma relevante ferramenta pedagógica no desenvolvimento das capacidades dos jovens, desde o inteletual ao social e ético. A prática do jogo do xadrez melhora a concentração, desenvolve a criatividade e a memória, potencia a capacidade de raciocínio, promove a autoestima e a capacidade de superação, contribuindo, desta forma, para um melhor rendimento escolar.

Por tudo o que foi sendo afirmado, a Didáxis, preocupada com uma formação sólida e de qualidade, considera que a inclusão desta modalidade na escola é mais uma resposta educativa que enriquece a formação dos alunos, multiplica as suas potencialidades e favorece o seu desenvolvimento integral.

No momento de arranque do núcleo, importa ainda sublinhar o entusiasmo e o dinamismo demonstrados pelos alunos que abraçaram este projeto.
Presidente da Direção Pedagógica Irene Santos apadrinhou a primeira aula de Xadrez na Didáxis-Riba de Ave!
Parabéns!