2013/12/01

DLXC

CAMPEONATO NACIONAL DE JOVENS DE SEMI-RÁPIDAS
NXVSC-DIDÁXIS DOMINA (MAIS UMA VEZ) XADREZ JOVEM NACIONAL FEMININO 
Na primeira prova nacional destinada aos jovens, a AAD demonstrou excelentes resultados individualmente e coletivamente!
Parabéns!

Decorreu no passado dia 30 de Novembro, no Pavilhão Desportivo Municipal do Bombarral, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez federado, na vertente Semi-Rápidas (15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance por jogador para acabar a partida).Este evento foi organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio da Academia de Xadrez do Bombarral e da Câmara Municipal do Bombarral. Este campeonato contou com 266 participantes distribuídos por 7 escalões (Sub-08, 10, 12, 14, 16, 18 e 20) em jogo em disputa dos títulos absolutos e femininos. Esteve também em disputa o título coletivo absoluto e feminino por parte dos clubes representados.
A delegação da Associação Académica da Didáxis foi constituída por 9 alunos que “vestiram as cores da Didáxis” e alcançaram, mais uma vez, resultados individuais e coletivos surpreendentes!
Os grandes destaques desta delegação foi a renovação do título coletivo nacional jovem feminino graças aos títulos nacionais femininos conquistados por Maria Elisa Oliveira (Sub-08, 4º lugar absoluto), Maria Alice Oliveira (Sub-10, 3º lugar absoluto) e dos vice-títulos nacionais femininos alcançados por Inês Silva (Sub-14, 16º lugar absoluto  ex-aqueo) e Maria Inês Oliveira (Sub-18, 6º lugar absoluto). 
No escalão Sub-12, André Costa, na sua estreia pela AAD, lutou na 7ª e última ronda pelo título nacional absoluto até ao último instante, mas ao ser derrotado pelo Campeão Nacional José Veiga (Academia Xadrez de Gaia) quedou-se pelo 5º lugar ex-aqueo (5 pontos em 7 possíveis). No escalão Su-16, Ivo Dias e Bruno Ribeiro denotaram o excelente momento de forma que atravessam ao classificarem-se em 3º e 11º lugares ex-aqueo. Finalmente, Simão Barroso posicionou-se em 48º lugar no escalão Sub-14 e Tiago Messias alcançou o 19º lugar no escalão Sub-18.
Estes resultados obtidos pelos atletas do jovem clube famalicense AAD resultam do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na formação de novos valores na aprendizagem deste mui nobre desporto – ciência na Didáxis-Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave. Estão de parabéns todos os Jogadores da Associação Académica da Didáxis, Encarregados de Educação, Professores responsáveis e a Cooperativa de Ensino Didáxis.

Mais informações: