2013/12/18

DXCIII

XI TORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se!
Ivo Dias coleciona o segundo título
Ambiente geral.
Parabéns a todos os participantes!

A Associação Académica da Didáxis organizou no passado dia 17 de dezembro, na Sala de Eventos da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, o XI TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados, tendo contado com a participação de alunos do Agrupamento Padre Benjamim Salgado, do Externato Delfim Ferreira, da Didáxis-Riba de Ave e da Escola anfitriã.
Os alunos da Didáxis-Riba de Ave marcaram a sua estreia no "Quadrado Mágico" no XI Torneio do Vale!
Parabéns!

Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 36 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2012/2013. O principal objetivo foi criar uma competição saudável entre os atletas da Associação Académica da Didáxis, que congrega essencialmente alunos das duas Escolas (Didáxis-Vale S. Cosme e Didáxis-Riba de Ave), com atletas provenientes de outros clubes escolares e federados.
Sob coordenação, arbitragem e direção de Prova dos professores Carlos Dias, presidente da AXDB, e Mário Oliveira, professor responsável da AA Didáxis, o XI TORNEIO DO VALE foi vencido pelo aluno da 10.2 da Didáxis-Vale S. Cosme, Ivo Dias (AA Didáxis), com um torneio 100% vitorioso: 7 vitórias em 7 jogos. Desta forma, com esta vitória Ivo Dias colecionou o segundo título desta prova, depois da sua primeira vitória no VIII TORNEIO DO VALE! O capitão da AA Didáxis, Bruno Gomes, classificou-se em segundo lugar (6 pontos) e em 3º lugar classificou-se Bruno Ribeiro (5 pontos, AA Didáxis), de acordo com os critérios de desempate, encabeçando um grupo de mais quatro alunos que obtiveram o mesmo número de pontos que se classificaram por esta ordem: Maria Alice Oliveira (AA Didáxis, 1º classificado feminino), Bruno Silva (Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado), Duarte Costa (AA Didáxis) e Bruno Rocha (AA Didáxis).
Este evento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos, bem como do Presidente da Direção Pedagógica desta Escola, Alcino Faria, e reafirmaram, na Cerimónia de Encerramento, em cada um dos seus discursos “um apoio a 100% neste tipo de iniciativas”!
As atividades desenvolvidas no âmbito do jogo de Xadrez deixaram a sua marca no
 "Mural do 25º aniversário da Didáxis-Vale S. Cosme"!
Parabéns! 

Cerimónia de Encerramento do XI Torneio do Vale!
Parabéns!

Vencedores das edições anteriores
I TORNEIO DO VALE: Luís Santos (9.2), dezembro 2003
II TORNEIO DO VALE: Rui Gomes (10.2), dezembro 2004
III TORNEIO DO VALE: César Costa (11.2), dezembro 2005
IV TORNEIO DO VALE: Bruno Gomes (12.2), dezembro 2006
V TORNEIO DO VALE: Yaroslav Alexeevich (11.1), dezembro 2007
VI TORNEIO DO VALE: Yaroslav Alexeevich (11.1), dezembro 2008
VII TORNEIO DO VALE: João Bastos (3º ano, TC), dezembro 2009

VIII TORNEIO DO VALE: Ivo Dias (7.7), dezembro 2010
IX TORNEIO DO VALE: Luís Silva (11.1), dezembro 2011
X TORNEIO DO VALE: Luís Silva (12.1), dezembro 2012
XI TORNEIO DO VALE: Ivo Dias (10.2), dezembro 2013