2013/12/24

DXCV

Maria Inês Oliveira vencedora absoluta
Associação Académica da Didáxis vinca o seu domínio

Maria Inês Oliveira venceu em três frentes: 1º lugar absoluto, feminino e Sub18!
Parabéns! 

Cerca de uma centena de xadrezistas marcaram presença no torneio organizado pela Escola de Matemática e pelo Clube de Xadrez de Braga,  com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e da Câmara Municipal de Braga, a União de freguesias de Maximinos Sé e Cividade. O evento de carácter solidário teve lugar no Colégio de S. Caetano, em Braga, no passado sábado, 21 de dezembro. Este evento contou com os melhores jogadores de xadrez do distrito, bem como, de muitos outros que experimentaram pela primeira vez a modalidade, mas o principal objetivo foi a angariação de bens de primeira necessidade para a instituição.
O torneio, com 7 jornadas a um ritmo de 15 minutos por jogo (vertente Semi-Rápidas), teve como diretor de prova David Fernandes, presidente do CX Braga, e como árbitro principal Carlos Dias, presidente da AXDB. A grande vencedora da competição absoluta foi a atual Campeã Nacional Sénior, WCM Maria Inês Oliveira (Associação Académica da Didáxis), com 6 pontos em 7 possíveis. Desta forma, a jovem atleta famalicense acumulou 3 vitórias: 1º lugar absoluto, 1º lugar femininino e 1º lugar Sub-18. Com a mesma pontuação, mas piores critérios de desempate, classificaram-se sucessivamente mais 4 atletas: o MN Paulo Pinho (GDR Amigos de Urgeses), Bruno Gomes (AA Didáxis), Alexandre Belsley (CX Escola João de Meira, 1º lugar Sub20) e o MN Luís Silva (AA Didáxis). A escasso meio ponto dos líderes classificou-se um atleta da AA Didáxis, António Silva, classificando-se em 6º lugar isolado. Denotando o enorme espírito de combatividade que se viveu nesta competição, com 5 pontos classificaram-se 10 atletas onde se destacaram 4 atletas da AA Didáxis: Mariana Silva (11º lugar, 1º lugar Sub16), Rui Pedro Gomes (12º lugar), Carlos Marco Pereira (15º lugar) e Bruno Ribeiro (16º lugar). A delegação da AA Didáxis foi das mais representadas nos 12 clubes que participaram (15 alunos inscritos) e vincou, mais uma vez, no Distrito de Braga, o domínio individual e coletivo neste evento escaquístico! Os restantes prémios individuais foram atribuídos aos atletas Álvaro Guimarães (CX Braga, 1º Veterano, 5 pontos); Ana Inês Silva (AA Didáxis, 1º Sub14, 4,5 pontos); Maria Alice Oliveira (AA Didáxis, 1º Sub12, 4 pontos); Maria Elisa Oliveira (AA Didáxis, 1º Sub10, 4 pontos) e Gustavo Ribeiro (AEJ S. João da Madeira, 1º Sub-08, 3,5 pontos).
A Cerimónia de Abertura contou com a participação do Coro Académico da Universidade do Minho e com a presença de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, que disputou uma partida amigável com o jovem atleta famalicense MN Luís Silva (AA Didáxis), recentemente coroado Bicampeão Nacional Absoluto de Xadrez na vertente Semi-Rápidas!
Na Cerimónia de Encerramento, para além da habitual entrega de prémios aos vencedores, procedeu-se entre todos os participantes a um sorteio de lembranças oferecidas por vários agentes do comércio local, que se associaram desta forma à iniciativa.

O Mestre Nacional Luís Silva foi uma das grandes atrações deste evento solidário, disputando uma partida amigável com o atual Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
Parabéns!

O capitão da AA Didáxis, Bruno Gomes, mostrou o excelente momento de forma que atravessa,
 ocupando o 3º lugar absoluto!
Parabéns!

Mais informações: