2014/01/05

DXCIX

CAMPEONATO NACIONAL DE RÁPIDAS DE XADREZ
LUÍS SILVA CONQUISTA 4º LUGAR EX-AQUEO
MARIANA SILVA 1º LUGAR FEMININO

A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou o 44º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Rápidas (5 minutos para cada jogador completar a partida) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal da Moita e da Junta de Freguesia da Moita. Este Torneio decorreu no dia 4 janeiro no Pavilhão Municipal de Exposições da Moita, com arbitragem a cargo de Altino Costa e direção de prova da responsabilidade do presidente da FPX, Francisco Castro.
Esta prova que se revelou um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando a alguns jogarem 20 partidas diferentes de xadrez!
A delegação do NXVSC-Didáxis fez-se representar na competição coletiva por duas equipas (únicas representantes do Distrito de Braga) e por oito atletas na competição individual.
Da parte da manhã teve lugar a competição coletiva que contou com 26 equipas participantes que disputaram cada uma delas 7 partidas. No final da competição tivemos o Sporting CP a sagrar-se Campeão Nacional de Rápidas por Equipas, com 7 vitórias em 7 jogos e a colocar a sua equipa B em 3º lugar. Em 2º lugar posicionou-se a equipa do FC Barreirense. O Sporting CP voltou a vencer esta competição, somando o seu 3º título, que não vencia desde 80/81. De destacar, também, as jovens equipas, A e B, da Associação Académica da Didáxis que se posicionaram em 12º e 25º lugares, respetivamente. A AAD “A” foi formada por MN Luís Silva, Bruno Gomes, Maria Inês Oliveira e Ivo Dias e AAD “B” foi formada por Mariana Silva, Maria Alice Oliveira e Carlos Dias.
Da parte da tarde decorreu a competição individual e foi composta por 13 rondas, onde foram 138 os jogadores presentes, em que 23 eram titulados a nível internacional e nacional, com 35 jogadores com valores de ELO acima dos 2000, dando uma competitividade e emotividade acrescida à prova. Nesta prova individual viveram-se emoções até ao “último segundo”, cabendo ao MI Rui Dâmaso (FC Barreirense) a conquista do título de Campeão Nacional (o seu 5º neste ritmo) com os mesmos pontos, mas melhor coeficiente de desempate que o seu colega de equipa MI Sérgio Rocha (11 pontos). Em 3º lugar ficou o António Fróis (10 pontos, Academia Xadrez de Gaia) completando o pódio. O jovem famalicense MN Luís Silva (AA Didáxis), recém-coroado Bicampeão Nacional Individual de Partidas Semi-Rápidas conquistou o 4º lugar ex-aqueo correspondendo ao 6º lugar absoluto (9 vitórias, 3 derrotas e 1 empate), afirmando-se desde já como uma certeza no panorama escaquístico nacional absoluto! Neste evento, a delegação do NXVSC-Didáxis foi composta por mais 7 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: Ivo Dias (22º lugar; 8 pontos), João Romano (44º lugar; 7,5 pontos), Bruno Gomes (48º lugar; 7 pontos), Mariana Silva (49º lugar; 1º lugar feminino, 7 pontos), Bruno Ribeiro (50º lugar; 7 pontos), Inês Machado Oliveira (87º lugar; 3º lugar feminino; 6 pontos) e Maria Alice Oliveira (94º lugar; 4º lugar feminino; 5,5 pontos).
Delegação da Associação Académica da Didáxis, único clube representante do Distrito, esteve em destaque no Campeonato Nacional de Rápidas!
Parabéns! 

Mais informações: