2014/03/16

DCXVIII

CIRCUITO NACIONAL DE LENTAS DE XADREZ
OPEN INTERNACIONAL AXIS HOTEL PORTO
Bruno Gomes brilha entre Mestres
Decorreu dos dias 10 a 16 de março, o Open Internacional Axis Hotel Porto 2014, organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Axis Porto Business & SPA Hotel, no Axis Porto Business & SPA Hotel.
Pódio absoluto: (da esquerda para a direita):
MI Jorge Ferreira (2º), MI Sérgio Rocha (1º), Bruno Gomes (3º) e Presidente da FPX Francisco Castro.
Parabéns!

Este evento internacional contou com a participação de 56 atletas, 11 titulados entre eles 2 Mestres Internacionais, e foi arbitrado pelo Árbitro Internacional Altino Costa e a Direção de Prova esteve a cargo do Presidente da FPX, Francisco Castro.
O grande vencedor foi o Mestre Internacional (MI) Sérgio Rocha (FC Barreirense, 500 euros de prémio), atual Vice-Campeão Nacional Absoluto, que obteve uma performance invicta: 5 vitórias e 2 empates. Em 2º lugar classificou-se o matosinhense MI Jorge Ferreira (300 euros de prémio) que beneficiou de um melhor coeficiente de desempate perante a grande revelação deste evento internacional o jovem famalicense Bruno Gomes (Associação Académica da Didáxis, 200 euros de prémio), totalizando 5,5 pontos em 7 possíveis. Desta forma, com a conquista de 4 vitórias e 3 empates entre os mais cotados Mestres de Xadrez neste Torneio, o capitão da AA Didáxis conquistou 22 pontos elo FIDE e ultrapassou a “barreira de elo FIDE 2200” o que o coloca como candidato a Mestre Nacional de Xadrez nos próximos 6 meses!
Destaque ainda para os jovens atletas famalicenses MN Luís Silva (AA Didáxis, 5 pontos, 50 euros de prémio) e Luís Romano (4,5 pontos) que se posicionaram em 7º e 13º lugares respetivamente, denotando o excelente momento de forma que atravessam. Fizeram ainda parte da delegação da AA Didáxis os atletas Adriano Macedo (24º lugar, 4 pontos), Ivo Dias (27º lugar; 3,5 pontos), WCM Maria Inês Oliveira (29º lugar; 3,5 pontos) e Mariana Silva (32º lugar; 3,5 pontos).
No final, todos foram unânimes ao considerarem que este evento internacional de Xadrez “contribuiu de forma decisiva na divulgação e promoção do jogo das 64 casas no arranque do Circuito Nacional de Lentas 2013/2014 que prevê a realização de mais 6 Torneios com prémios monetários de 1500 euros cada”, estando incluído, pelo segundo ano consecutivo, o II Torneio Internacional Cidade Famalicão (1 a 6 de setembro).

Mais informações: