2014/03/29

DCXXII

FINAL DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ 
Associação Académica da Didáxis HEPTACAMPEÃ POR EQUIPAS
IVO DIAS CAMPEÃO DISTRITAL
Ambiente Geral.

A Escola Básica Integrada de Pedome foi palco da FINAL DISTRITAL ESCOLAR do Centro Local Desporto Escolar de Braga do ano letivo 2013/2014, no passado dia 29 de março, contando com a participação de 13 Escolas do Distrito de Braga, num total de 59 jovens alunos xadrezistas dos escalões Iniciados e Juvenis.
Este evento foi organizado pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome e contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, da Associação de Pais da EBI de Pedome, da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Centro Local de Desporto Escolar -Braga.
A arbitragem foi chefiada pelo professor Carlos Dias (Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado) e a direção da prova esteve a cargo do professor responsável pelo Clube de Xadrez da EBI de Pedome, António Silva. Os restantes professores responsáveis de cada uma das Escolas foram árbitros auxiliares.
De facto, é reconhecido que os alunos que praticam o Xadrez melhoram notavelmente a sua capacidade de raciocínio, refletindo-se num melhor rendimento escolar. O Xadrez contribui, desta forma, para o desenvolvimento intelectual, para a educação social e desportiva, para a aquisição de objetivos culturais e ampliação de conhecimentos, para o desenvolvimento pessoal e formação do carácter.
IVO DIAS IMPERIAL LIDEROU A SUA ESCOLA NA CONQUISTA DO HEPTACAMPEONATO COM UMA PERFORMANCE 100% VITORIOSA!
PARABÉNS!!
Na Final Juvenil, foi com satisfação que o Clube Escolar de Xadrez Associação Académica da Didáxis viu Ivo Dias (8 pontos em 8 possíveis!!) conquistar o 1º lugar, nas Provas Individuais, ao sagrar-se, pela primeira vez, Campeão Distrital Escolar de Xadrez 2014 obtendo uma performance 100% vitoriosa!
O Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis fez-se representar com 13 alunos sendo de destacar a prestação dos cinco melhores classificados na Final Juvenil: Ivo Dias (1º lugar, 8 pontos),  Bruno Ribeiro (5º lugar, 6 pontos, 3º lugar Juvenil), Carlos Azevedo (6º lugar, 6 pontos), Andreia Mendes (17º lugar, 5 pontos, 2º lugar Juvenil feminina) e Simão Barroso (21º lugar, 4,5 pontos). Desta forma, o título coletivo foi conquistado pela 7ª vez de forma incontestável (heptacampeonato) obtendo um total de 29,5 pontos, deixando a 1 ponto de distância a Escola EB 2,3 de Tadim (28,5 pontos) e a Escola EB 2,3 João de Meira (28,5 pontos), que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente, de acordo com os critérios de desempate pré-estabelecidos. Desta forma, o Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis far-se-á representar no próximo dia 4 de maio, em Guimarães, no Regional Escolar, destinado aos alunos dos escalões Iniciados e Juvenis, na competição coletiva e individual face aos excelentes resultados obtidos!
A cerimónia de encerramento contou com um momento cultural com a participação dos alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Pedome que deliciaram os presentes com um momento musical dedicado ao “jogo das 64 casas”. Marcaram, também, a sua presença o Diretor da EBI de Pedome, bem como, o Presidente da Associação de Pais da EBI de Pedome; o Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga, e o Sr. Vereador do pelouro da Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. No final, todos foram unânimes ao considerarem que os Torneios Escolares de Xadrez têm rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade escolar para a pertinência desta atividade desportiva no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade dos alunos e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade. Para finalizar, o Sr. Vereador Mário Passos enalteceu “ o empenho de todos os professores, alunos e Encarregados de Educação na consecução deste tipo de atividades”.
Mais informações: 
O Heptacampeonato é nosso!
Parabéns!
Da esquerda para a direita (em cima):
Bruno Ribeiro, Marcos Rocha, Carlos Azevedo, Carlos Dias (Presidente da AXDB), Sofia Oliveira, Andreia Mendes, José Teles, Simão Barroso, Simão Cunha, Bruno Rocha e Miguel Pereira.
Da esquerda para a direita (em baixo):
Ivo Dias, Tiago Messias, Mário Oliveira (Professor responsável do Clube Escolar De Xadrez AA Didáxis), Bruno Gomes (capitão do Clube Escolar De Xadrez AA Didáxis) e Carlos Cruz.
Para mais tarde recordar...









Simultâneas de Xadrez com o "Capitão" Bruno Gomes às sextas-feiras ao final da tarde:

"ama como a estrada começa"