2014/04/16

DCXXVIII

Campeonato Nacional Feminino de Xadrez
Maria Inês Oliveira bicampeã nacional
O 37º Campeonato Nacional Individual Feminino, referente à época 2013/2014 teve lugar em Lisboa, nos dias 12 a 16 de abril. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e contou com o apoio do do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Grupo de Xadrez Alekhine (GXA). Disputado na sede do histórico clube lisboeta estavam 13 atletas inscritas, entre elas, a Campeã Nacional em 2012/2013, WCM Maria Inês Oliveira (Associação Académica da Didáxis), um bom leque de jovens atletas promissoras e algumas conceituadas jogadoras femininas.
WCM Maria Inês Oliveira sagra-se BICAMPEÃ NACIONAL!
Parabéns!

A jovem atleta famalicense WCM Maria Inês Oliveira (AA Didáxis) sagrou-se Bicampeã Nacional Sénior na vertente Lentas (90 minutos com um acréscimo de 30 segundos por cada lance efetuado), com apenas 17 anos, conquistando 5 pontos em 6 possíveis obtendo uma performance invicta: 4 vitórias e 2 empates em 6 jogos! Desta forma, foi alcançado mais um feito histórico para o Concelho de Vila Nova de Famalicão e para o Distrito de Braga, pois a jovem atleta famalicense “traz” para Famalicão, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar do pódio absoluto, seguida pela Mestre FIDE Ariana Pintor (Grupo de Xadrez do Porto) e Rita Jorge (Sporting Clube Portugal) que se classificaram em 2º e 3º lugares, respetivamente.
A par deste evento decorreram em paralelo o Campeonato Nacional Sénior Feminino em mais duas vertentes: Rápidas (3 minutos mais 2 segundos de acréscimo por cada lance efetuado) e Semi-Rápidas (15 minutos mais 10 segundos de acréscimo por cada lance efetuado). Na prova de Rápidas, a WCM Maria Inês Oliveira (AA Didáxis) conquistou o título com 6,5 pontos em 7 possíveis, sucedendo à Mestre FIDE Margarida Coimbra. Em 2ª lugar ficou, também, a nortenha Mestre FIDE Ariana Pintor (GX Porto, 5 pontos) e em 3ª lugar a WCM Sara Monteiro (ADRC Mata de Benfica, 4 pontos). Na prova de Semi-Rápidas, depois do 2º lugar na prova de Rápidas, a Mestre FIDE Ariana Pintor ganhou o título nacional nesta vertente com uma prova sem qualquer derrota, somando 5,5 pontos em 6 possíveis. Em 2º seguiu-se a Inês Lima Santos (Clube TAP, 5 pontos) e em 3º lugar posicionou-se a Campeã Nacional na vertente de Rápidas e Lentas, a WCM Maria Inês Oliveira (AA Didáxis; 4,5 pontos).
Cerimónia de Encerramento.

Com mais estes feitos notáveis, a jovem atleta famalicense WCM Maria Inês Oliveira acumulou em prémios monetários a quantia de 350 euros, cimentando a sua posição na elite nacional feminina justificando, pela segunda vez consecutiva, a chamada à Seleção Olímpica Feminina nas próximas Olimpíadas de Xadrez que decorrerão na Noruega no próximo mês de agosto.
O Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis gostaria de endereçar um sincero agradecimento à Associação de Pais da Escola Cooperativa Vale S. Cosme – Didáxis, à Cooperativa de Ensino Didáxis e à Associação Académica da Didáxis pelo patrocínio a esta atleta famalicense, bem como, ao apoio prestado pelos Encarregados de Educação e à Federação Portuguesa de Xadrez.
Mais informações: