2014/04/11

DCXXVI

41ª OLIMPÍADAS DE XADREZ
MARIA INÊS OLIVEIRA
CONVOCADA PARA A SELEÇÃO NACIONAL FEMININA
É com satisfação que o Clube Escolar de Xadrez da Associação Académica da Didáxis tem a honra de tornar público que a atleta Maria Inês Oliveira, com apenas 17 anos de idade, foi selecionada para participar nas Olimpíadas de Xadrez! Esta competição internacional reunirá os melhores jogadores de Xadrez do Mundo e realizar-se-á entre os dias 1 a 15 de agosto de 2014, em Trömso na Noruega em simultâneo com o 85.º congresso da instituição que gere a modalidade a nível mundial (FIDE).
 A Federação Internacional de Xadrez é membro do Comité Olímpico Internacional (COI), mas “o jogo das 64 casas” ainda não participou como uma das modalidades nos Jogos Olímpicos, possuindo a sua própria Olimpíada Mundial de Xadrez, que ocorre a cada dois anos, com a participação de Seleções provenientes de todos os países do mundo.

A jovem famalicense, atual Campeã Nacional Feminina Sénior, foi assim convocada pela segunda vez consecutiva para a Seleção Nacional Absoluta Feminina na mais importante competição escaquística por equipas do Mundo! Este grande evento internacional, que já vai na sua 41ª edição, terá o Xadrez Nacional mais uma vez representado neste momento alto do Xadrez Internacional, com duas Seleções:
-cinco melhores atletas nacionais masculinos constituem a Seleção Masculina,
-cinco melhores atletas nacionais femininos constituem a Seleção Feminina.

A jovem famalicense, Maria Inês Oliveira depois de na Olimpíada anterior ter conquistado o título WCM (Woman Candidate Master) tem como objetivo alcançar o título WFM (Woman Fide Master) e melhorar o seu rating FIDE.

Segundo o Presidente da Federação Portuguesa de Xadrez, Francisco Castro, "a atleta Maria Inês Oliveira tem demonstrado nestes 2 últimos anos ser uma das jogadores mais fortes em Portugal. O Título de Campeã Nacional Feminina de Seniores obtido no ano passado comprova isso. O amor ao Xadrez e as qualidades pessoais que possui faz-nos crer que ainda muito mais virá no futuro. O título de Mestre FIDE Feminina está ao alcance da Maria Inês e seria mais um feito Xadrez Famalicense que tem estado em alta nos últimos anos, em especial pelo trabalho desenvolvido na Escola Didáxis".
WCM Maria Inês Oliveira em destaque após a segunda convocatória consecutiva para as Olimpíadas de Xadrez!
Parabéns!

A convocatória pode ser consultada em: