2014/05/19

DCXXXII


CLUBE ESCOLAR DE XADREZ DA DIDÁXIS
VICE-CAMPEÃO NACIONAL ESCOLAR

IVO DIAS VICE-CAMPEÃO NACIONAL ESCOLAR
BRUNO RIBEIRO 3º LUGAR NACIONAL ESCOLAR
A comitiva que vestiu as cores do Clube Escolar de Xadrez AAD sagrou-se Vice-Campeão Nacional Coletivo e conquistou dois lugares no Pódio Individual Absoluto!
Parabéns! 
 
O Campeonato Nacional Escolar de Xadrez realizou-se na Escola Secundária Rainha Dona Leonor em Lisboa, nos dias 16, 17 e 18 de maio, envolvendo a participação de 58 atletas provenientes das Direções Regionais de Educação do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O Clube Escolar de Xadrez da Didáxis, actual heptacampeão distrital escolar e tricampeão regional escolar, fez-se representar por 5 alunos acompanhados pela professora Mariana Faria.

Sob a direcção do Coordenador Nacional José Cavadas, a PROVA INDIVIDUAL disputou-se em nove sessões, em que cada jogador dispunha de 20 minutos por partida. Luís Ferreira (Escola Secundária Dr. João Manuel Costa Delgado) foi o grande vencedor com uma performance invicta (7 vitórias e 2 empates) e Ivo Dias (AA Didáxis), actual Campeão Distrital Escolar, sagrou-se Vice-Campeão Nacional Escolar a escasso meio ponto da liderança: 7 vitórias, 1 empate e 1 derrota. A fechar o pódio absoluto Bruno Ribeiro (AA Didáxis) classificou-se em 3º lugar o que constituiu uma agradável surpresa já que era o 5º cabeça de série! Na competição feminina Mariana Silva, atleta federada no Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis e a representar a Escola Básica de Tadim, foi a grande vencedora classificando-se em 10º lugar absoluto (6 vitórias e 3 derrotas).
Os restantes alunos que representaram a AA Didáxis, Carlos Azevedo, Tiago Messias e Andreia Mendes classificaram-se em 20º, 35º e 45º lugares, respectivamente.

Coletivamente o Clube Escolar de Xadrez AA Didáxis, depois de alcançar o título coletivo distrital e regional sonhou com o título nacional… Todavia, após uma derrota por 4-1 com o Instituto Pedro Hispano – Soure (tetracampeão nacional escolar), ainda alcançou o 2º lugar absoluto e, desta forma, o VICE-TÍTULO NACIONAL ESCOLAR POR ESCOLAS. O último lugar do pódio foi ocupado pelo Colégio de Gaia. Este torneio foi disputado, a 5 tabuleiros em que cada jogador dispunha de 20 minutos por partida, entre as melhores Escolas representantes de cada Direcção Regional.
De sublinhar que este torneio foi o corolário de muito trabalho dos seus participantes e organizadores, nomeadamente dos grupos/ equipas (alunos e seus professores), das várias Coordenações Educativas (Desporto Escolar e Escolas), das várias Direcções de Serviços Regionais de Educação e Estrutura Central (D.G.I.D.C.). A montagem dos nacionais estudantis – iniciativa de grande importância, fundamental, no fomento da prática desportiva entre os jovens dos ensinos básico e secundário, com reflexos naturais na participação dos mesmos nas actividades do movimento associativo – envolveu as estruturas do Ministério de Educação e Ciência a nível central e regional e as equipas das Escolas do Concelho de Lisboa que se mobilizaram no aspecto técnico e organizativo.

Os alunos representantes do Clube Escolar de Xadrez da AAD foram alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário:
1º tabuleiro: Andreia Mendes (2 pontos em 5 jogos)
2º tabuleiro: Ivo Dias (4 pontos em 5 jogos)
3º tabuleiro: Bruno Ribeiro (5 pontos em 5 jogos)
4º tabuleiro: Carlos Azevedo (3 pontos em 5 jogos)
5º tabuleiro: Tiago Messias (4 pontos em 5 jogos).