2019/09/15

CMLXVI

II Congresso de Xadrez
“Xadrez - do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica"
Mário Oliveira dinamiza workshop "O Xadrez como estratégia promotora das aprendizagens no Ensino Básico e Secundário (O Xadrez na Cooperativa de Ensino Didáxis)"
Decorreu no dia 7 de setembro a segunda edição do Congresso "Xadrez – do tabuleiro à sala de aula, do jogo à estratégia pedagógica" no Auditório da Escola Secundária de Águas Santas.
Este II Congresso, promovido pela Associação de Xadrez do Porto e pela Academia de Xadrez da Maia, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal da Maia, da Federação Portuguesa de Xadrez, do CFAE Maia-Trofa e do ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão, integrou o plano de iniciativas do II Festival de Xadrez da Maia e pretendeu dar um maior destaque às potencialidades do Xadrez no contexto escolar.
A manhã foi dedicada à partilha de projetos em curso em diferentes contextos:

- “A promoção do Xadrez em contexto educativo”, João Cálix (Colégio Efanor)
- “A promoção do Xadrez em contexto competitivo”, António Caramez (Escola de Xadrez do Porto)
- “Xadrez e a Alquimia dos Saberes”, Mestre Internacional António Fróis.

O período da tarde foi dedicado a quatro workshops onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diferentes abordagens de integrar e implementar o Xadrez em diferentes contextos, sejam eles de natureza educativa ou de natureza competitiva. João Cálix e António Caramez deram continuidade ao trabalho apresentado durante a manhã e Jorge Resende (Academia da Xadrez da Maia) abordou a introdução do Xadrez no ensino pré-escolar. Mário Oliveira (Clube de Xadrez Associação académica da Didáxis), Coordenador do CX A2D, também dinamizou um workshop dedicado à “história mais bonita do Xadrez Nacional: 2003-2019”: O Xadrez como estratégia promotora das aprendizagens no Ensino Básico e Secundário (O Xadrez na Cooperativa de Ensino Didáxis). Desta forma, Mário Oliveira teve a oportunidade em interagir com os professores, atingindo-se o número máximo de inscritos, sobre o trabalho desenvolvido desde a criação do Núcleo de Xadrez Vale S. Cosme - Didáxis (2003), transformando-se um Clube Escolar numa potência e referência do Xadrez Nacional tanto na vertente escolar como na federada, tendo até ao momento um Projeto de Formação alicerçado na Didáxis, em Vila Nova de Famalicão, bem como no Colégio do Ave em Guimarães.

Depois do sucesso da primeira edição, esta segunda edição voltou a contar com a participação de vários especialistas os quais partilharam as suas experiências no âmbito da introdução e implementação do Xadrez em contextos educativos e escolares.


O Xadrez tem assistido a uma crescente presença nas Escolas portuguesas, seguindo as orientações do Parlamento Europeu para a introdução do Xadrez nas escolas e também as palavras de Sua Excelência o Ministro da Educação, o qual reconheceu recentemente a importância desta modalidade não só como “um desporto de alta competição” e também como “suplemento positivo para que muitos dos nossos jovens alcancem o tão esperado sucesso escolar”.
Mais informações: