2019/06/03

CMLVII


DIDÁXIS 4.º LUGAR NACIONAL COLETIVO EM XADREZ RÁPIDO
CARLOS NOVAIS 7.º LUGAR NACIONAL EM XADREZ RÁPIDO
JOÃO ROMANO 8.º LUGAR NACIONAL EM XADREZ SEMIRRÁPIDO

A Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) organizou no passado fim-de-semana o 40º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Semirrápidas, dia 1 de junho, e o 49º Campeonato Nacional Absoluto na vertente Rápidas, dia 2 de junho, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), da Câmara Municipal de S. João da Madeira e do clube local CA Téssera. Este Torneio decorreu na Sala de Multiusos da Torre da Oliva e revelou-se um tremendo sucesso participativo e organizativo, colocando os xadrezistas numa dinâmica imensa, chegando alguns a jogarem 26 partidas diferentes de xadrez.
A delegação do Clube de Xadrez A2D fez-se representar, no dia 1 de junho, na competição individual de Xadrez Semirrápido por 7 atletas, num total de 117 participantes, e na competição coletiva de Xadrez Rápido por 2 equipas, num total de 30 equipas, e por 7 atletas na competição individual no dia 2 de junho num total de 149 participantes.




No dia 1 de junho o grande destaque foi para João Romano que se classificou em 8.º lugar e arrecadou um prémio monetário de 50 euros. Neste evento, a delegação do CX A2D foi composta por mais 6 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: Carlos Novais (36.º lugar; 4,5 pontos), WCM Mariana Silva (38.º lugar; 4,5 pontos), Vitor Carvalho (57º lugar; 4 pontos), José João Pinto (63º lugar; 6 pontos), João Diogo Pereira (66º lugar; 6 pontos), Mariana Silva (68º lugar; 6 pontos), Vítor Carvalho (71º lugar; 6 pontos) e Duarte Abreu (110.º lugar; 2 pontos).
O grande vencedor foi o Grande Mestre Jorge Ferreira (GD Dias Ferreira) que alcançou 7,5 pontos em 8 possíveis e arrecadou um prémio monetário de 400 euros.

´




No dia 2 de junho teve lugar a competição coletiva de Xadrez Rápido e no final da competição a AX Portugal/Atlandiagonal sagrou-se Campeão Nacional de Rápidas por Equipas, com 6 vitórias em 7 jogos e 1 empate, obtendo um prémio monetário de 250 euros. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se as equipas GX Alekhine (prémio de 150 euros) e EX Porto A (prémio de 100 euros). De destacar, também, a performance das equipas A Clube de Xadrez  A2D que se classificou em 4.º lugar e desta forma arrecadou um prémio de 75 euros. A equipa A foi formada por João Romano, Carlos Novais, Bruno Ribeiro e Rui Pedro Gomes, totalizando 5 vitórias e 2 derrotas. Com esta excelente prestação Vila Nova de Famalicão afirmou-se, mais uma vez, na elite do Xadrez Coletivo Nacional Absoluto! A equipa A foi formada por João Romano, Carlos Novais, Bruno Ribeiro e Rui Pedro Gomes, totalizando 5 vitórias e 2 derrotas. A equipa B não foi feliz nas duas últimas sessões e classificou-se em 21.º lugar, sendo constituída por Emanuel Fernandes, Pedro Ferreira, Mário Oliveira, José João Pinto (3 vitórias e 4 derrotas).


Da parte da tarde decorreu a competição individual e foi composta por 11 rondas, em que 20 eram titulados a nível internacional e nacional, dando uma competitividade e emotividade acrescida à prova. Nesta prova individual viveram-se emoções até ao “último segundo”, cabendo ao MI André Sousa (AX Gaia; 10 pontos) a conquista do seu segudo título absoluto de Campeão Nacional (2015, 2019) obtendo 10 vitórias e 1 derrota e um prémio monetário de 300 euros. Um dos grandes destaques nesta competição individual foi, também, o 7.º lugar nacional conquistado por Carlos Novais (CX A2D), a dois pontos da liderança, com um prémio monetário de 50 euros.
Neste evento, a delegação do CX A2D foi composta por mais 6 atletas que tiveram prestações individuais dignas de destaque: João Romano (41.º lugar; 6,5 pontos), Bruno Ribeiro (43.º lugar; 6,5 pontos), Pedro Ferreira (63.º lugar; 6 pontos), Rui Pedro Gomes (81.º lugar; 5 pontos), José João Pinto (86º lugar; 5 pontos), Emanuel Fernandes (113.º lugar; 4 pontos).

Mais informações: