2019/03/24

CMXLVII


XLI TAÇA DE PORTUGAL DE XADREZ
CX A2D atinge os oitavos de final de forma categórica
A Taça de Portugal de Xadrez é uma das provas mais simbólicas do calendário oficial da Federação Portuguesa de Xadrez, dada a democraticidade que a caracteriza: o emparceiramento é efetuado por sorteio, com restrições, só nas primeiras eliminatórias, limitados à área geográfica, de maneira que uma equipa com pouca experiência xadrezística pode ter, aqui, a oportunidade quase única de jogar contra os mais fortes jogadores nacionais, e, em alguns casos, internacionais, já que os clubes com objetivos na área da competição contam nas suas equipas com Grandes Mestres, Mestres Internacionais, Mestres FIDE e Mestres Nacionais.
No dia 23 de março realizaram-se os 1/16 avos de Final da 41ª Taça Portugal de Xadrez.







Num dos jogos grandes do dia a equipa B do CX A2D deslocou-se a Matosinhos e visitou a equipa primodivisionária EX Porto A. Nos 4 jogos disputados viveram-se emoções fortes e a equipa famalicense chegou mesmo a “assustar” com uma vitória obtida por Vítor Carvalho, atual Campeão Distrital de Veteranos, perante uma das referências do Xadrez Nacional Jovem Miguel Sismeiro. No entanto, o favoritismo inicial prevaleceu com derrotas no 1.º, 2.º e 4.º tabuleiros dos atletas Pedro Ferreira, Simão Barroso (Capitão) e Pedro Carvalho, respetivamente. Desta forma, o resultado final saldou-se em 3-1 favorável à equipa da casa.

A equipa A do CX A2D recebeu a experiente equipa GX PORTO C e confirmou o seu favoritismo após duas horas e trinta minutos de jogo.



Com arbitragem de Mário Oliveira, a vitória cedo se começou a desenhar com vitórias bem conseguidas no 1.º tabuleiro pelo MN Bruno Gomes (Capitão), seguida de vitórias no 2º e 3º tabuleiros, respetivamente, por Bruno Ribeiro e WCM Maria Inês Oliveira, respetivamente. No 4.º tabuleiro a equipa portuense alcançou vitória por FC, fixando-se o resultado final em 3-1.
Desta forma, atingindo mais um feito inédito na participação desta prova nacional, a jovem equipa famalicense da Didáxis assegurou a presença da primeira equipa pela décima vez consecutiva nos Oitavos de Final da Taça de Portugal de Xadrez e sonha com a repetição do feito notável alcançado na época 2017/2018 com a vitória nesta competição!
Os Oitavos de Final da Taça de Portugal de Xadrez realizar-se-ão no dia 4 de maio.

Mais informações: