2019/03/10

CMXLV


3º ENCONTRO DISTRITAL ESCOLAR DE XADREZ-SÉRIE B
Didáxis domina no escalão Juvenil
Colégio do Ave domina no escalão Benjamins e Infantil A



Terminou no passado dia 9 de março a fase de apuramento do Xadrez Distrital Escolar que visou apurar os melhores alunos para a Fase Final Distrital Escolar Infantil, Iniciado e Juvenil do presente ano letivo, 2018/2019.
O Clube de Xadrez Escolar Associação Académica da Didáxis organizou o 3.º Encontro Distrital Escolar - Série B e esta prova contou com a participação de 70 alunos provenientes de Escolas do Concelho de Vila Nova de Famalicão: Escola Básica de Pedome, Agrupamento de Escolas de Ribeirão e Didáxis – Vale S. Cosme, bem como, Escolas do Distrito de Braga apoiadas pelas Escolas acima referidas.
A arbitragem esteve a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante e o diretor deste evento escaquístico foi o professor Mário Oliveira.
Este Encontro Escolar de Xadrez saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo e foi patrocinado pela Camara Municipal de Vila Nova de Famalicão e apoiado pela Associação de Xadrez do Distrito de Braga. Foram atribuídos prémios para os três primeiros classificados por escalão e género: Juvenil, Iniciado, Infantil B, Infantil A e Benjamim.
O Clube de Xadrez Escolar da Didáxis-Vale S. Cosme fez-se representar por 13 alunos provenientes de 3 Escolas: Didáxis-Vale S. Cosme, Escola Secundária Camilo Castelo Branco e Colégio do Ave.
Foram realizados dois torneios: Infantil (50 participantes nos infantis A e B) e Juvenil (20 alunos participantes juvenis e iniciados).  

O grande vencedor absoluto Juvenil foi Simão Barroso (CX A2D) com uma performance 100% vitoriosa: 6 vitórias em 6 jogos! O pódio foi completado por mais dois alunos do CX A2D: Tiago Silva e Pedro Carvalho classificaram-se em 2.º e 3.º lugares, respetivamente.
No escalão Infantil o grande vencedor absoluto foi Tomás Monteiro (Escola Básica de Pedome – Infantil B) que alcançou uma performance 100% vitoriosa: 6 pontos em 6 possíveis! O pódio absoluto foi ocupado por dois alunos Benjamins do Colégio do Ave: Salvador Pereira e João Diogo Pereira que se posicionaram em 2.º e 3.º lugares, respetivamente, depois de conquistarem 5 pontos. 




O 3º lugar Benjamim foi ocupado por Guilherme Leal, aluno do Colégio do Ave, que obteve 4 pontos e classificou-se em 14º lugar.


Matis Ibanez, também aluno do Colégio do Ave, venceu o Escalão Infantil A e classificou-se em 4º lugar absoluto com 4, 5 pontos.
O Colégio do Ave fez-se ainda representar por mais 6 alunos que obtiveram prestações meritórias:
Benjamim – Tiago Sá, João Silva, Duarte Silva e Manuel Afonso Ribeiro.
Infantil A – Tiago Sousa.
Infantil B – Afonso Lindoso.








A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante do pelouro do Desporto da CM Vila Nova de Famalicão, Rui Ferreira, e do Presidente da AXDB Carlos Dias.
A Final Distrital Escolar Juvenis e Iniciados realizar-se-á no dia 4 de maio na Didáxis- Vale S. Cosme e visa apurar os melhores alunos do distrito de Braga para a Final Regional (10 de maio – Vila Real) e este torneio apurará os melhores alunos da Zona Norte para a Final Nacional Escolar (31 de maio a 2 de junho – Campo Maior).
A Final Distrital Escolar Infantil realizar-se-á no dia 25 de maio na Escola EB 2,3 João de Meira.