2019/02/11

CMXL


Daniel Campora e João Romano no Open de Portugal de Xadrez


Decorreu entre os dias 2 e 9 de fevereiro no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa o Open de Portugal de Xadrez. Este evento é a prova mais forte do calendário do xadrez federado nacional, pois reuniu a participação record de 262 jogadores de 39 países, com grande afluência de jogadores titulados e de aficionados apaixonados pelo “jogo das 64 casas” que é considerado uma simbiose perfeita de arte e de ciência.
O Clube de Xadrez A2D fez-se representar por dois atletas, Grande Mestre Daniel Cámpora e João Romano, que alcançaram prestações regulares, perante uma prova com tão forte concorrência e um nível competitivo tão elevado.


O histórico GM argentino posicionou-se em 47º lugar ex-aqueo alcançando 5,5 pontos em 9 jogos e o atual bicampeão distrital absoluto da AXDB, João Romano, totalizou 4,5 pontos e classificou-se em 114º lugar ex-aqueo.
A prova foi vencida pelo Grande Mestre venezuelano Eduardo Iturrizaga (AX Gaia), tendo os Grandes Mestres russos Alexander Motylev e Nikita Petrov completado o pódio.

No dia 10 de fevereiro decorreu, também, no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa o Open de Portugal de Xadrez Semirrápidas que reuniu 178 atletas de 26 países distintos.
O Clube de Xadrez A2D fez-se representar, mais uma vez, por dois atletas, Grande Mestre Daniel Cámpora e João Romano, em que ambos obtiveram 5 pontos em 8 possíveis posicionando-se em 30º lugar ex-aqueo. Desta forma, a participação global nestes eventos xadrezísticos proporcionou a ambos atletas um incremento competitivo no seu desempenho desportivo.

O Grande Mestre chinês Xu Xiangyu (GD Dias Ferreira) foi o grande vencedor e em 2.º e 3.º lugares classificaram-se o Grande Mestre russo Nikita Petrov e o Grande Mestre ucraniano Vitaly Bernadskiy.

O equilíbrio foi a tónica dominante nos dois torneios realizados, tendo a classificação final em cada uma das provas sido decidida por detalhes nas últimas sessões das partidas disputadas nos tabuleiros cimeiros.
A entrega de prémios do Open contou com a presença da Grande Mestre da Letónia Dana Reizniece-Ozola, ex-ministra das Finanças daquele país e atual vice-presidente da União Europeia de Xadrez (ECU). Também o georgiano Zurab Azmaiparahvili, presidente da ECU, marcou presença no evento.

Num breve discurso, Reizniece-Ozola elogiou o “estatuto alfa de Lisboa”, como “uma cidade importante no mundo da economia e também do desporto”. “Aproveito para saudar Lisboa por ser a capital europeia do Desporto em 2021”, referiu.
Zurab Azmaiparashvili disse ter gostado do que viu no Open de Portugal, salientando ter a “perspetiva muito positiva do xadrez português”. “Vamos ajudar o xadrez português a crescer”, prometeu o líder da ECU. 

Mais informações: