2018/12/30

CMXXXIV


III TORNEIO DE RÁPIDAS XADREZ COM MÚSICA
Luís Silva vencedor com nota artística



Decorreu no passado dia 30 de dezembro, no Colégio do Ave, o III Torneio de Rápidas Xadrez com Música. Este torneio, que foi contabilizado para elo FIDE no ritmo Blitz  (5 minutos para cada jogador com acréscimo de 2 segundos por cada lance efetuado), aliou a Música ao Xadrez através da realização de concertos de Guitarra Clássica e Piano.


Este evento xadrezístico, pioneiro em Portugal, está integrado na programação do V Festival Internacional de Guitarra de Guimarães e fechou com “chave de ouro” um ciclo de masterclasses e concertos, que decorreram entre os dias 18 e 29 dezembro, percorrendo vários palcos da cidade, nomeadamente o Conservatório de Guimarães, o Centro Cultural Vila Flor, a Plataforma das Artes e Criatividade, a Universidade de Minho, Paço dos Duques de Bragança e a Associação Comercial e Industrial de Guimarães.



Esta iniciativa foi organizada pela Associação de Xadrez de Braga e Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis, contando com o apoio do Colégio do Ave e da sua Associação de Pais e Encarregados de Educação e do Festival Internacional de Guitarra de Guimarães. A arbitragem esteve a cargo  do presidente da AXDB Carlos Dias e o Diretor de Prova foi o coordenador do CX A2D Mário Oliveira.
III Torneio de Rápidas Xadrez com Música reuniu um prize-money no valor de 175 euros e foram 12 os clubes representados, com um total de 39 jogadores presentes que jogaram em sistema suíço a 7 rondas. 
O grande vencedor foi pela primeira vez o Mestre FIDE Luís Silva (CX A2D, prémio de 100 euros). Com os mesmos pontos que o vencedor, mas pior coeficiente de desempate, classificaram-se em 2º e 3º lugares a WCM Mariana Silva (CX A2D, prémio de 50 euros) e Luís Romano (CX A2D, prémio de 25 euros).
A Classificação Feminina ficou ordenada da seguinte modo: 1º lugar-WCM Mariana Silva; 2º lugar-WCM Inês Silva e 3º lugar-WFM Ariana Pintor.

Por categorias os grandes vencedores foram Álvaro Guimarães (Veterano, CX Braga), Mariana Silva (Sub-20, CX A2D),  Inês Silva (Sub-18, CX A2D), José Santos (Sub 16, CX A2D), José Abilio Mendes  (Sub-14, Fórum Airão S. João), Bruno Peixoto (Sub-12, Fórum Airão S. João), José João Pinto (Sub-10, CX A2D) e Ivo Costa (1º Sub-08, CX A2D).
Também foram premiados de acordo com a classificação geral, os 5 melhores alunos do Colégio do Ave: José João Pinto, Duarte Abreu, Ana Beatriz Costa, Ivo Costa e Tiago Sousa.
A cerimónia de encerramento contou com a presença do representante da Associação 3M e do V FIGG, Armindo Cachada, do Presidente da AXDB, Carlos Dias, do Presidente da A2D, Francisco Assis, do Presidente da Direção Pedagógica do Colégio do Ave, Rui Miguel Costa, e da Presidente da APEE do Colégio do Ave, Isabel Sousa.

Cinco promissores alunos obtiveram nota artística máxima durante a realização deste Torneio e na cerimónia de encerramento, pois deliciaram os presentes com a interpretação de obras clássicas: Mariana Costa Pinheiro, aluna do Conservatório de Guimarães, na guitarra clássica; e no piano Ângela Fernandes e André Almeida, alunos do Colégio do Ave, e Isabel Moreira e Pedro Ferreira, alunos da Didáxis-Vale S. Cosme.
Também, o Presidente da A2D, Francisco Assis, homenageou os nossos Campeões MN Ivo Dias e Luís Romano vencedores da Supertaça de Portugal 2018 em representação do CX A2D, pois não puderam comparecer no passado mês novembro à III Gala do Desporto VNF.
No final, todos foram unânimes ao considerarem que esta iniciativa tem rasgado horizontes, fomentado partilha de experiências e sensibilizando a comunidade xadrezística para a pertinência da importância da Música no Xadrez, e vice-versa, no livre, harmonioso e integral desenvolvimento da personalidade do ser humano e, consequentemente, no desenvolvimento da sociedade.

Newsletter #1 
Colégio do Ave - III Torneio de Rápidas Xadrez com Música 



Mais informações:
https://vimeo.com/309609434 (VÍDEO PROMOCIONAL)