2018/12/16

CMXXX

XVI TORNEIO DO VALE: a tradição mantém-se
João Romano Vencedor


O Clube de Xadrez da  Associação Académica da Didáxis organizou no dia 14 de dezembro, na Sala de Eventos da Didáxis-Vale S. Cosme, o XVI TORNEIO DO VALE, integrado no Programa das Atividades do Encerramento do 1º Período.
Este Torneio dirigia-se a jogadores federados e não federados do Clube de Xadrez A2D com o objetivo de promover o xadrez entre a comunidade escolar e o convívio entre os xadrezistas mais novos, bem como, divulgar “o jogo das 64 casas” junto dos jovens e toda a comunidade escolar associada à Didáxis - Cooperativa de Ensino, garantindo, assim, a continuidade do Núcleo, preparando os seus atletas para competições internas e extra-escolares.


Esta iniciativa contou com o apoio da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Estiveram presentes 38 jogadores e pretendeu-se, desta forma, dar continuidade à campanha de sensibilização e motivação para a prática do Xadrez, levada ao cabo desde o início do ano letivo 2018/2019 em três polos: Didáxis – Vale S. Cosme, Didáxis-Riba de Ave e Colégio do Ave.


A arbitragem e direção de prova esteve a cargo do Professor Mário Oliveira, Coordenador do CX A2D, e este ano o XVI TORNEIO DO VALE teve como grande vencedor João Romano que obteve uma performance invicta: 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos. Desta forma, com esta vitória João Romano conquistou o seu primeiro título no evento escaquístico revestido de maior tradição na história do jovem clube famalicense já que marca a abertura da época de Xadrez Escolar pelo 16º ano consecutivo! 
Em 2º lugar classificou-se o Mestre Nacional Bruno Gomes, Capitão do CX A2D, que obteve o mesmo número de pontos que o líder, mas não foi feliz no terceiro critério de desempate! Rui Pedro Gomes fechou o pódio absoluto ao alcançar 5 pontos a escasso meio ponto da liderança. De destacar, também, que em 4º e 5º lugares absoluto classificaram-se as jovens promessas Simão Barroso (5 pontos) e José Santos (4 pontos), respetivamente.
No que diz respeito à distribuição de prémios por escalões os grandes vencedores foram: João Diogo Pereira (Benjamim, Colégio do Ave), José João Pinto (Infantil A, Colégio do Ave), Duarte Abreu (Infantil B, Colégio do Ave), Pedro Carvalho (Juvenil, Aluno de Sempre da Didáxis-Vale S. Cosme) e Phoenix Campos (Júnior, Aluno de Sempre da Didáxis-Vale S. Cosme). A grande vencedora na categoria feminina foi Ana Beatriz Costa (Colégio do Ave, 4 pontos) e em 2º e 3º lugares feminino classificaram-se Maria Taveira (3 pontos) e Catarina Cruz/Inês Araújo (2 pontos), também, alunas do Colégio do Ave.


A cerimónia de encerramento contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da CMVNF, Mário Passos, do Presidente da A2D, Francisco Assis e da Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis-Vale S. Cosme, Isabel Matos.
No final todos foram unânimes em elogiar o trabalho que o CX A2D tem desenvolvido em prol da divulgação deste “jogo-ciência” a nível concelhio, distrital, nacional e além-fronteiras complementando a formação do aluno como um “excelente exercício mental e promovendo a autoestima e confiança”.

Mais informações: