2018/12/16

CMXXVIII

Roteiro da Inovação de Vila Nova de Famalicão


A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão está a fazer um “roteiro pela inovação”, visitando várias associações famalicenses que estão a ajudar na expansão e crescimento da cidade.  


O Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, acompanhado por membros do executivo famalicense (Vereadores Mário Passos, Leonel Rocha e Augusto Lima, bem como, Manuel Ferreira, Representante da União de Freguesias Vale S. Cosme, Telhado e Portela), visitou a Sala de Xadrez do Clube de Xadrez A2D, no dia 10 de dezembro, pelas 16h30, na Didáxis de S. Cosme.
O autarca afirmou que "este projeto vai além daquilo que é o trabalho convencional das escolas".
O projecto de xadrez da escola famalicense é liderado pelo professor Mário Oliveira que destacou que o sucesso do clube está assente em três pilares: “as famílias, os atletas/alunos e a direcção da escola, todos de mãos dadas. Nestes 15 anos de história, soubemos alicerçar-nos de forma sustentada e soubemos atravessar as fronteiras da escola com as forças vivas da cidade. A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem sido nossa aliada e temos dado passos seguros e consistentes e é isso que nos leva a caminhos de sucesso”, ressalvou.
Para além dos polos de São Cosme e de Riba de Ave da Didáxis, o coordenador do clube, Mário Oliveira, explicou que o Xadrez da A2D chega também ao concelho vizinho de Guimarães, mais propriamente ao Colégio do Ave. 



Rui Pedro Gomes, Aluno de Sempre da Didáxis-Vale S. Cosme, e atleta da equipa A do CX A2D coloriu a tarde ao recitar o poema "64 casas em jogo" da autoria das Alunas de Sempre da Didáxis-Vale S. Cosme Ana Rita Borges e Diana Fernandes.
A Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis Vale S. Cosme, Isabel Matos, a Presidente da Direção Pedagógica da Didáxis Riba de Ave, Ana Isabel Carvalho, a Diretora Pedagógica do Colégio do Ave, Marta Ribeiro, o Presidente da A2D, Francisco Assis, o Presidente da Direção Administrativa, José Fernandes, marcaram a sua presença a par do Presidente da Associação de Xadrez do Distrito de Braga e representante da Federação Portuguesa de Xadrez, Carlos Dias, bem como, o Presidente Da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Didáxis Vale S. Cosme - Paulo Araújo.



A atleta WCM Inês Silva foi homenageada depois de conquistar, recentemente, o título nacional feminino de sub-18 e recebeu o troféu pelas mãos do Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.
Refira-se que atualmente o Clube de Xadrez A2D ocupa um papel relevante no distrito de Braga e no país. O Torneio do Vale, o Torneio de Xadrez do Ave e o Torneio Internacional de Xadrez de Famalicão, são algumas das provas organizadas pelo clube. 



Potenciar o raciocínio lógico-matemático; aumentar a perceção, análise-síntese e orientação espácio-temporal; desenvolver a atenção e o poder de concentração, bem como desenvolver a criatividade e imaginação são algumas das vantagens da modalidade.