2018/11/05

CMXXIII


Clube de Xadrez A2D na III Gala do Desporto de Famalicão


A III Gala do Desporto de Famalicão que se realizou no passado domingo, dia 4 de novembro, premiou os jovens campeões do Clube Xadrez A2D. Este evento distinguiu atletas, associações e clubes famalicenses da última época desportiva. O Pavilhão Municipal encheu-se para aplaudir os cerca de 200 atletas e Equipas Campeãs Nacionais que se destacaram nas mais diversas modalidades e competições.


No âmbito "Galardões dos Campeões", a Equipa A do Clube de Xadrez A2D (MF Luís Silva, , MN Ivo Dias, Luís Romano, Rui Pedro Gomes e MN Bruno Gomes - Capitão) foi homenageada pelos título nacional conquistado na época transata, 2017/2018: Vencedor da Supertaça de Portugal por Equipas.
A título individual a WCM Mariana Silva marcou presença pelo terceiro ano consecutivo, pois voltou a colecionar vários títulos nacionais: Campeã Nacional Universitária Semirrápidas e Campeã Nacional Sub-20 na vertente Lentas. Inês Silva foi agraciada, também, pelo terceiro ano consecutivo, mas por motivos de força maior não marcou presença e será homenageada à posteriori pelo Título Nacional Feminino Sénior na vertente Semirrápidas.
Rui Pedro Gomes e Bruno Ribeiro subiram ao palco pela primeira vez a título individual, depois de terem conquistado a Medalha de Ouro Coletiva no Nacional Universitário Semirrápidas em representação da Federação Académica do Porto.
No que diz respeito aos "Galardões do Júri", Famalicense D’Ouro, o CX A2D esteve presente em uma das oito existentes por Mário Oliveira na categoria Dirigente do Ano. O Coordenador do CX A2D, nomeado pelo terceiro ano consecutivo, acabou por não vencer, mas acreditamos que no próximo ano o Xadrez Famalicense voltará a marcar presença, pelo quarto ano consecutivo, consolidando e afirmando-se como uma marca de formação que já ultrapassou as fronteiras do Concelho de Vila Nova de Famalicão constituindo-se como uma referência nacional e internacional na formação de jovens valores xadrezistas.
A delegação do CX A2D foi acompanhada pelo Sr. Presidente da Associação Académica da Didáxis, Francisco Assis.

O Sr. Presidente da CMVNF Paulo Cunha foi o grande anfitrião deste evento desportivo e referiu que “o Município Famalicense presta um tributo aos agentes desportivos que mais se destacaram ao longo da última temporada”.

Assim, segundo o autarca “esta é uma cerimónia acima de tudo simbólica onde quem pisa o palco não se representa a si mesmo, mas representa todos os que praticam desporto diariamente, os seus clubes e todos aqueles que os apoiam”.
Paulo Cunha adiantou ainda que “os investimentos que a Câmara Municipal tem feito nas infraestruturas desportivas e nas políticas de apoio à formação têm retorno e os resultados estão à vista, basta verificar a quantidade de modalidades premiadas”.
“Não deve haver muitos concelhos com tantos atletas a sagrarem-se campeões em tão diversas modalidades”, acrescentou o edil, destacando o trabalho que a Câmara Municipal tem realizado em prol da democratização e da promoção da prática desportiva.

Vencedores entre os nomeados 2018
ASSOCIAÇÃO/CLUBE DESPORTIVO DO ANO
Academia Gindança
Famalicense Atlético Clube
Riba de Ave Hóquei Clube

DIRIGENTE DO ANO
Mário Oliveira - Clube de Xadrez A2D - Associação Académica da Didáxis
Rui Santos - Riba de Ave Hóquei Clube
Jorge Silva - Futebol Clube de Famalicão

TREINADOR DO ANO
Sérgio Martins - Academia Gindança
Bruno Gomes - Famalicense Atlético Clube
Hugo Azevedo - Riba de Ave Hóquei Clube

ATLETA REVELAÇÃO FEMININO
Catarina Martins - Famalicense Atlético Clube
Maria Barbosa - Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão
Sofia Oliveira - Clube Desportivo de Guimarães (Kickboxing) / Vitória Sport Club (Boxe)

ATLETA REVELAÇÃO MASCULINO
Filipe Gomes - Academia Gindança
Pedro Almeida - ARC
Pedro Matos - Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão

ÁRBITRO DO ANO
João Pinheiro - Núcleo Árbitros Futebol Vila Nova de Famalicão
Jorge Fernandes - Núcleo Árbitros Futebol Vila Nova de Famalicão
Teresa Oliveira - Núcleo Árbitros Futebol Vila Nova de Famalicão

PRÉMIO EXCELÊNCIA
Joaquim Silva - Desportivo das Aves
Sérgio Costa e Rita Almeida - Academia Gindança
João Araújo - Grupo Desportivo Natação V. N. de Famalicão


Mais informações: