2018/09/09

CMXIV


Campeonato Nacional Feminino de Xadrez
Inês Silva Campeã Nacional Semirrápidas
Mariana Silva 3º lugar nas vertentes Lentas e Rápidas

No magnífico salão nobre do Museu dos Biscaínhos, em Braga, movimentaram-se as peças do jogo de Xadrez nos Campeonatos Nacionais Femininos de Partidas Rápidas, Semirrápidas e Lentas entre os dias 1 e 5 de setembro. Esta prova foi organizada pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) e contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Associação de Xadrez do Distrito de Braga e Câmara Municipal de Braga.

No dia 1 de setembro, da parte da manhã, Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira), no ritmo mais veloz, foi a grande vencedora e a WFM Ariana Pintor (GX 113) e a WCM Mariana Silva (CX A2D) posicionaram-se em 2º e 3º lugares, respetivamente.


No mesmo dia, da parte de tarde, Inês Silva (CX A2D), nas semirrápidas sagrou-se Campeã Nacional num torneio muito emotivo que foi disputado até aos derradeiros instantes de cada relógio. Em 2º e 3º lugares posicionaram-se Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) e Susana Ferreira (GD Dias Ferreira), respetivamente.
O Campeonato Nacional Individual Feminino – vertente Lentas decorreu entre os dias 2 e 5 de setembro. Após ter ficado por três vezes vice-campeã (2017, 2013, 2006), a WFM Ariana Pintor (GX 113) consagrou-se, finalmente, como a rainha do xadrez português, ao triunfar no Campeonato Nacional Feminino da época de 2017/2018 alcançando uma performance invicta: 4,5 pontos em 5 possíveis. Filipa Pipiras (GD Dias Ferreira) foi a segunda classificada com 4 pontos somados e o terceiro lugar do pódio absoluto ficou para Mariana Silva (CX A2D) que obteve 3,5 pontos.



Esta prova contou com muitas jovens jogadoras, mas também com jogadoras experientes, incluindo duas Mestres de Xadrez Feminino, e durante este Torneio viveram emoções fortes na procura da melhor classificação possível.

Mais informações: